Após revisar PIB de 2024 para cima, BC vê desaceleração no 3º trimestre
Após revisar para cima a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de deste ano, o Banco Central (BC) prevê desaceleração das atividades a partir do terceiro trimestre, disse o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, nesta quinta-feira (26).
A autoridade monetária passou a ver a expansão da economia deste ano em 3,2%, conforme dados do Relatório Trimestral da Inflação publicados mais cedo. Antes, a expectativa era de avanço de 2,3%.
Leia Mais
ONS vê necessidade de leilões anuais para contratar reserva de capacidade
Banco do Brasil lança campanha para evitar agro evitar pedidos de recuperação judicial
BC melhora projeção de alta do PIB para 3,2% este ano, mas vê desaceleração em 2025
Para 2025, o BC prevê que o PIB desacelere para 2%.
Segundo Guillen, a mudança de percepção para o ano veio após últimos números do PIB acima do projetado.
No segundo trimestre, a economia brasileira expandiu 1,4% ante janeiro e março, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início deste mês.
Pelo lado da demanda, o diretor de Política Econômica destacou o avanço do consumo das famílias, que teve a expectativa elevada de 3,5% para 4,5% nas análises do BC, e da formação bruta de capital fixo, com revisão de 4,5% e 5,5%.
Já na demanda, Guillen chamou a atenção para o crescimento das expectativas da indústria, de 2,7% para 3,5%, e dos serviços, que passou de 2,4% para 3,2%.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após revisar PIB de 2024 para cima, BC vê desaceleração no 3º trimestre no site CNN Brasil.