Noticias

Bahia altera regra para doação de sangue: entenda o que mudou

A Fundação Hemoba alterou as regras para doação de sangue na Bahia. A mudança, que começou em setembro, modifica o período de espera para pessoas que desejam doar.

A Fundação, órgão responsável pela captação e distribuição de sangue na Bahia, anunciou uma importante mudança em suas regras. O tempo de espera para doadores que realizaram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercings em locais seguros foi reduzido de 12 para 6 meses.

A nova medida visa facilitar a doação de sangue. A expectativa é que a mudança aumente o número de doadores e ajude a manter os estoques de sangue em níveis adequados.

Contudo, a flexibilização das regras não significa que qualquer pessoa com tatuagem possa doar sangue. Os procedimentos devem ser realizados em estúdios que sigam rigorosamente as normas de segurança. Caso contrário, o prazo de inaptidão para doação permanece de 12 meses.

“Reduzimos o prazo para facilitar as doações, mas é essencial que os procedimentos sigam as normas de segurança”, explica Iêda Oliveira, assistente social do setor de captação da Hemoba.

No ano passado, 1.566 pessoas foram consideradas inaptas para doar sangue devido a tatuagens, piercings e/ou maquiagem definitiva recentes. Já em 2024, até agosto, esse número chegou a 916.

Leia Mais

Brasil terá estação de metrô mais profunda da América Latina; saiba onde

PF apreende quase R$ 5 milhões que seriam usados para compra de votos em Belém

Polícia encontra carro do GSI roubado em local de votação de Lula

Estoques de sangue em níveis críticos

A Hemoba enfrenta um momento crítico em relação aos seus estoques de sangue, especialmente para os tipos A+, A-, O+ e O-. A participação de novos doadores é fundamental para garantir o atendimento às necessidades dos pacientes.

Para divulgar a novidade e incentivar a doação, a Hemoba lançou a campanha “Antes de riscar, venha doar”. A ideia é que as pessoas doem sangue antes de realizar qualquer procedimento estético que gere inaptidão temporária.

Para doar sangue, é necessário:

Ter entre 16 e 69 anos
Pesar mais de 50 kg
Estar em boas condições de saúde
Apresentar um documento com foto
Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação
Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas
Não ter fumado nas últimas 2 horas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bahia altera regra para doação de sangue: entenda o que mudou no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo