Bahia encara Criciúma por reação no Brasileiro rumo à Libertadores

O objetivo do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro está mais claro do que nunca: conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Diante da eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, o torneio de pontos corridos tornou-se a única opção para tal.
Neste domingo (29), o Esquadrão pode dar mais um passo rumo ao destino internacional. A partir das 18h30 (de Brasília), a equipe baiana enfrenta o Criciúma, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 28ª rodada do Brasileirão.
Leia mais
Fortaleza recebe Cuiabá para se manter na ponta do Brasileiro
Colado no G6, Inter recebe Vitória no Beira-Rio pelo Brasileiro
São Paulo e Corinthians se enfrentam em momentos opostos, em Brasília
Como chega o Bahia
O time treinado por Rogério Ceni busca dar uma resposta diante do próprio torcedor. Na última rodada, a fraca atuação diante do Fortaleza fez o Bahia sair de campo goleado por 4 a 1.
“Jogamos absolutamente nada. Todo o time, não é esse ou aquele jogador, não jogamos nada. Não competimos, não ganhamos a primeira bola, a segunda bola. Foi uma atuação pífia”, decretou Ceni, à época.
O resultado reduziu a chance de classificação do Esquadrão à Libertadores. Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade antes do início da rodada era de 43,9%.
Além da oportunidade de dar uma resposta, o Bahia pode manter um longo tabu contra o Criciúma. O Tigre nunca venceu o rival baiano jogando em Salvador (BA). Em 11 jogos, são seis vitórias do Esquadrão e cinco empates.
O Bahia vem de derrota por 4 a 1 contra o Fortaleza.
Desfalques e dúvidas
O volante Rezende deve desfalcar a equipe tricolor neste domingo. O atleta reclamou de dores no adutor da coxa durante a semana e está em tratamento.
O volante Nicolás Acevedo, que voltou a treinar nessa semana com o grupo após nove meses lesionado, e o atacante Biel, em processo de transição, figuram como dúvidas.
Já o zagueiro Kanu retorna de suspensão.
Como chega o Criciúma
O Criciúma luta no lado oposto da tabela, mas vem embalado por ter vencido o jogo atrasado contra o Grêmio, fora de casa, no meio da semana. Com gols de Arthur Caíke e Ronald, o Tigre bateu o Imortal por 2 a 1.
Antes do início da 28ª rodada, a chance de rebaixamento do clube catarinense era de 18,1%, de acordo com o departamento de matemática da UFMG.
No último jogo, o Tigre empatou com o Athletico-PR.
Desfalques para Tencati
O técnico Cláudio Tencati terá de lidar com três desfalques importantes para o duelo deste domingo. Os volantes Newton e Ronald e o meia Matheusinho foram advertidos com o terceiro cartão amarelo diante do Grêmio e estão suspensos. Além disso, o goleiro Matheus Teixeira não deve ser relacionado porque pertence ao Bahia.
Em contrapartida, o atacante Bolasie tende a retornar à equipe titular. Já o atacante Pedro Rocha, recuperado de lesão, é presença provável.
Bahia x Criciúma
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Criciúma
Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Patrick de Paula e Felipe Mateus; Allano, Arthur Caíke (Marquinhos Gabriel) e Bolasie. Técnico: Cláudio Tencati.
Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 29 de setembro de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Transmissão: Premiere
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bahia encara Criciúma por reação no Brasileiro rumo à Libertadores no site CNN Brasil.