Tecnologia

Câncer de mama em homens: como o pai de Beyoncé venceu a doença

Neste Outubro Rosa, vale lembrar que o câncer de mama pode acometer todos os que têm tecido mamário. Mesmo que os casos em homens sejam raros, eles ainda existem. São cerca de 1% do total de diagnósticos. Entre os pacientes do sexo masculino, está o executivo Matthew Knowles, mais conhecido por ser pai das cantoras Beyoncé e Solange, que venceu a doença.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Sintomas iniciais do câncer de mama podem “passar batido”; saiba como se cuidar IA detecta câncer de mama com menos falsos positivos

Apesar da baixa incidência, o câncer de mama masculino é um risco. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) ressalta a importância dos homens prestarem atenção aos sinais do corpo. “Caso note alguma diferença, é indicado procurar um médico”, acrescenta.

“A mamografia [igual a que normalmente é feita em mulheres] é realizada quando há sinais e sintomas locais, como dor, massa palpável e/ou descarga papilar [secreção dos mamilos]”, explicam os especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM), em artigo publicado na Revista Brasileira de Mastologia. Os sangramentos também podem ser um sinal de alerta.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Fatores de risco para câncer de mama

Em relação ao câncer de mama em homens, é preciso se atentar para alguns fatores de risco, como:

Antecedente familiar (outros casos na família); Mutações genéticas em determinados genes, como BRCA1 e BRCA2; Envelhecimento (risco aumenta após os 50 anos); Obesidade e excesso de peso; Ginecomastia (quando há o desenvolvimento anormal da glândula mamária); Tratamentos anterior com radioterapia; Tratamento de terapia hormonal, como uso de estrogênio; Síndrome de Klinefelter (condição genética rara na qual o homem tem um cromossomo X extra); Doenças hepáticas, como cirrose.

Caso do pai de Beyoncé

Em relação ao pai de Beyoncé, o paciente Mathew Knowles identificou pequenas gotas de sangue em sua camisa como os primeiros sinais de que algo estava errado com a sua saúde, em 2019.

Sangramento, nódulos e secreção podem ser sinais de alerta para casos de câncer de mama de homens, como ocorreu com o pai da Beyoncé (Imagem: Salomon et al., 2015/Revista Brasileira de Mastologia)

Após uma série de exames (mamografia, ultrassom e biópsia), foi identificado câncer de mama em estágio 1A. De imediato, o tratamento oncológico começou e o quadro cancerígeno foi controlado. 

Posteriormente, descobriu-se que Knowles é portador de uma mutação no gene BRCA2. Este é um dos fatores de risco que aumenta as chances da doença.

Casos de câncer de mama em homens

Embora os casos de câncer de mama em homens existam, há poucos dados sobre a sua incidência. No Brasil, o último relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA) traz apenas os quadros que afetam mulheres. Por ano, são cerca de 73,6 mil quadros. No entanto, é estimado que 1% deles atinjam homens.

Segundo o National Breast Cancer Foundation (NBCF), são diagnosticados cerca de 2,8 mil casos de câncer de mama em homens, por ano, nos EUA. Quando o quadro não é tratado, é responsável pela morte anual de cerca de 530 pacientes do sexo masculino.

Tratamento do câncer de mama

Quando o diagnóstico do câncer de mama é fechado, a SBM explica que, quase sempre, é indicada a cirurgia de retirada do tumor. “Devido ao pequeno volume mamário, este procedimento consiste na retirada da mama e na realização de biópsia de um gânglio axilar para avaliar a extensão da doença”, detalha.

Em paralelo, os oncologistas podem indicar outros tratamentos, como radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, dependendo do quadro do paciente. Como regra, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de remissão e futura cura.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo