Cármen Lúcia deve fazer apelo por paz nas eleições, em pronunciamento neste sábado (5)
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, deve fazer um apelo por paz nas eleições municipais, em pronunciamento que fará em rede nacional de rádio e TV neste sábado (5), véspera do primeiro turno.
A violência política tem sido a maior preocupação da ministra na disputa eleitoral deste ano.
Leia Mais
Apesar de domínio de candidaturas de centro, direita tem aumento de 41,7% de candidaturas, diz consultoria
Silvinei Vasques é liberado pelo STF para votar neste domingo (6)
Mudança de locais de votação por conta de enchentes será menor do que 1%, afirma TRE do RS
Na quinta-feira (3), durante o encerramento da sessão plenária do TSE, ela defendeu que o pleito deve ser um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável e alegria. “A gente não espera que as pessoas depositem os seus dissabores na vida ou ideológicos”, disse.
A ministra também destacou a importância do respeito à pluralidade de ideias. “Não esperamos que haja práticas nem de ofensa, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é dessas diferenças que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional de todo mundo”, afirmou.
A Justiça Eleitoral, segundo a ministra, “adotou todas as providências de precaução”, incluindo relacionadas a questões climáticas, para garantir o acesso aos locais de votação. “Medidas cautelares, administrativas, tecnológicas e judiciais foram adotadas e vêm sendo adotadas”.
Em sua fala, Cármen Lúcia deve reforçar ainda que o voto é a expressão maior da cidadania e fundamental para a democracia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cármen Lúcia deve fazer apelo por paz nas eleições, em pronunciamento neste sábado (5) no site CNN Brasil.