Tecnologia

Chip top da MediaTek é o melhor do mundo para IA, mostra teste

Após ter sido lançado na última quarta-feira (09), o processador MediaTek Dimensity 9400 passou pelos primeiros testes relacionados à sua unidade de processamento neural (NPU), responsável pela velocidade dos recursos de inteligência artificial (IA). Os resultados mostram um amplo salto em comparação com a geração anterior e consolidam o chip com o melhor do mundo para IA em termos de desempenho no segmento mobile.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Jovens querem o iPhone 16 por causa do Apple Intelligence, diz estudo Xiaomi quer celular que se parte ao meio e vira dois; veja como funcionaria

Dentro da metodologia do portal AI Benchmark, a NPU 890 do Dimensity 9400 obteve 6.773 pontos, contra os 4.911 pontos da NPU 790 do Dimensity 9300.

Portanto, trata-se de um avanço de aproximadamente 37,1% em comparação com a geração anterior, em uma evolução considerada grande para o período de apenas um ano. Além disso, em seus materiais oficiais, a MediaTek prometeu que a NPU do Dimensity 9400 consome 35% menos energia em comparação com a versão anterior.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O desempenho também ultrapassou o Snapdragon 8 Gen 3, que atingiu 3.633 pontos, e o Apple A17 Pro, com 3.428 pontos.

MediaTek Dimensity 9400 tem ampla vantagem em IA (Imagem: AI Benchmark)

Até o momento, o Snapdragon 8 Gen 4 e o Apple A18 Pro ainda não foram avaliados nesse teste, então seu desempenho em relação ao novo chipset da MediaTek é desconhecido. No entanto, é esperado que ambas as plataformas ofereçam resultados competitivos, ultrapassando a plataforma MediaTek, ou pelo menos reduzindo a distância de forma considerável.

Testes realizados com os aparelhos Vivo X200 Pro e X200 Pro Mini, que trarão o novo processador, reafirmam a capacidade dele em IA. Afinal, eles obtiveram 10.132 pontos e 10.095 pontos neste aspecto, respectivamente.

Plataforma mostrou melhorias no Vivo X200 Pro (Imagem: AI Benchmark)

Para efeito de comparação, o Vivo X100 Pro, que fica em terceiro na lista com o Dimensity 9300 de geração passada, aparece com 7.532 pontos — neste caso, a variação positiva do novo chip fica próxima de 35%.

Apesar desses resultados no AI Benchmark, observa-se que testes de benchmark específicos, não necessariamente refletem o desempenho no uso cotidiano. Mesmo assim, é provável que sejam percebidas reduções no tempo de processamento para geração de texto, edição avançada de imagens e mais.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo