Tecnologia

Cientista cria 1º cristal do mundo que brilha no escuro

Pela primeira vez foi desenvolvido em laboratório um cristal que brilha no escuro. A pedra é única do mundo e foi criada neste ano pela joalheira Sofie Boons, que também é cientista da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE). 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Pela 1ª vez, rubi nasce de “semente” colocada em anel Colheres de cozinha feitas de plástico preto são cancerígenas, diz estudo

Até então, apenas materiais não translúcidos poderiam ser desenvolvidos para brilhar no escuro, já que o pigmento precisava ser embutido. No cristal, a intensidade da luz, ativada pela claridade natural do dia, dura em torno de 24 horas, diminuindo com o passar do tempo. Esse período é chamado de eficiência de luminescência e pode ser ajustado no processo de fabricação.

Criada em colaboração com a empresa suíça BREVALOR Sarl, a pedra é feita de um material chamado BRG. Durante o dia, a pedra também exibe uma aparência brilhante, como é característico de cristais (veja mais abaixo). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O processo de produção do BRG é similar ao de cristais de silício. No entanto, para brilhar no escuro, são introduzidos, na matriz cristalina, íons de um elemento químico chamado európio. 

Sofie também foi responsável pela pesquisa inédita que realizou o crescimento de um rubi a partir de uma “semente” colocada em anel.

Cristal que brilha no escuro. Reprodução/Sofie Boons

Em entrevista ao IFL Science, a cientista afirmou que seu trabalho se trata de “esculpir com luz” e que “a pesquisa marca apenas o início de uma jornada emocionante na qual cristais cultivados em laboratório são usados ​​para inovar dentro de joalherias”.

Veja mais:

Viagens espaciais enfraquecem significativamente o coração dos astronautas

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo