Noticias

Dez dias após pane, FAB não tem prazo para acabar investigação sobre avião presidencial

Dez dias após a pane do avião presidencial, a Força Aérea Brasileira (FAB) não tem prazo para acabar a investigação sobre o caso.

Em 1º de outubro, o avião que trazia o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e demais membros da comitiva presidencial do México de volta ao Brasil enfrentou problemas técnicos logo após decolar da capital do país.

A aeronave modelo Airbus A319CJ precisou sobrevoar a Cidade do México por quase cinco horas para consumir combustível e, assim, pousar com menos peso – e mais segurança – no aeroporto de onde havia partido.

Leia Mais:

Lula defende Múcio e descarta demissão: “Tenho muita confiança e respeito profundo”

“Todo mundo teve tempo de repensar sua vida”, diz Lula sobre falha em avião presidencial no México

Avião presidencial deve ser trocado, dizem especialistas

Buscando fatores

Procurada pela CNN, a FAB informou que uma equipe de investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) “esteve no México para extração e análise dos dados do voo em questão”.

“A investigação da ocorrência aeronáutica segue em andamento, e não há prazo para conclusão, pois depende da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, acrescentou.

A reportagem também questionou a Aeronáutica se o motor da aeronave terá de ser trocado, o que foi reparado e o que falta, mas não obteve retorno sobre esses pontos específicos.

Novas aeronaves

De acordo com o presidente Lula nesta sexta-feira (11), o avião apresentou um barulho fora do comum ainda na pista do aeroporto no México.

“O avião estava com um ronco diferente e trepidava muito”, contou Lula, em entrevista à rádio O Povo/CBN.

Ele voltou a defender a compra de novas aeronaves para o deslocamento do próprio presidente e de ministros de Estado.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno também defende a troca do avião presidencial. O militar afirma ser preciso ter uma aeronave com maior autonomia de voo e mais espaço.

Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dez dias após pane, FAB não tem prazo para acabar investigação sobre avião presidencial no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo