Eleitores acima de 70 anos mantêm participação ativa nas eleições no Rio Grande do Sul
Mesmo sem a obrigatoriedade de comparecer às urnas, mais de 1,1 milhão de eleitores com mais de 70 anos no Rio Grande do Sul escolheram continuar exercendo seu direito ao voto.
Esses cidadãos, que pela legislação eleitoral já não precisam mais votar, demonstram um forte compromisso com o processo democrático.
Leia Mais
Eleição em Porto Alegre: Melo tem 36,1%; Maria do Rosário, 29,8%; e Juliana Brizola, 25,7% em votos válidos, diz AtlasIntel
Eleição no Rio: Paes tem 53,3% dos votos válidos, Ramagem, 35,1%, diz Atlas
TRE derruba “lei seca” em Mato Grosso do Sul
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os gaúchos de 70 a 79 anos, são 760 mil eleitores registrados. Já entre os que têm mais de 80 anos, o número chega a 280 mil.
Para aqueles na faixa etária dos 90 aos 99 anos, quase 69 mil eleitores seguem aptos a votar. Além disso, o estado ainda conta com cerca de 14 mil eleitores centenários.
Aos 80 anos, Norma Maria Varani, moradora do bairro Santana, em Porto Alegre, não deixa de exercer seu direito ao voto, mesmo sem a obrigatoriedade. Ela vê o ato de escolher os governantes como uma forma de exercer sua cidadania. “Sou uma cidadã e quero exercer a minha cidadania. É por isso que eu vou votar no domingo”, afirma Norma.
Norma Maria Varani. • Arquivo pessoal
Porto Alegre lidera o ranking de cidades gaúchas com o maior número de eleitores idosos, totalizando 170 mil votantes acima dos 70 anos. Outras cidades, como Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Canoas, também apresentam números expressivos, com mais de 20 mil eleitores dessa faixa etária em cada município.
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Eleitores acima de 70 anos mantêm participação ativa nas eleições no Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.