Emulador de Switch Ryujinx é descontinuado após contato da Nintendo
Emulador do console Switch, o Ryujinx foi encerrado na última terça-feira (1º) e os desenvolvedores mencionaram um possível acordo com a Nintendo para acabar com o projeto. A plataforma de código aberto havia sido lançada em 2018 com versões para Linux, macOS e Windows.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Nintendo combate imagens ofensivas do Mario geradas por IA no X Nintendo Switch 2 está pronto para ser lançado
Em post publicado na comunidade do Discord e nas redes sociais do RyuJinx, um dos desenvolvedores informa que o líder do projeto, apelidado de gdkchan, recebeu um contato da fabricante japonesa para oferecer um acordo “para parar de trabalhar no projeto e remover a organização e todos os ativos que ele controla”.
Não há confirmação oficial de que os termos foram aceitos, mas a página de download e o diretório do emulador no GitHub já foram removidos, sinal de que isso provavelmente aconteceu. A nota de despedida também menciona alguns projetos que estavam em andamento pela equipe do Ryujinx, incluindo versões para Android e iOS.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Post na comunidade do Discord confirma o fim do Ryujinx (Imagem: Reprodução/Discord)
Segundo emulador derrubado no ano
O caso do Ryujinx veio à tona após alguns relatos de vazamento do jogo The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom para o emulador, mas esse não foi o único software encerrado neste ano. Em março, o aplicativo Yuzu, que também emulava o Switch, foi processado pela Nintendo por “facilitar a pirataria em escala colossal” e a desenvolvedora concordou em pagar US$ 2,4 milhões (cerca de R$ 13 milhões) à empresa japonesa.
O movimento pode reacender discussões sobre os emuladores, já que a existência do software não necessariamente seria ilegal, mas o download de ROMs pode configurar pirataria.
Além disso, a fabricante do Switch também enviou uma notificação para tirar do ar vídeos do YouTube que mostram emuladores de consoles da marca em ação. O administrador do canal Retro Game Corps publicou um relato na rede social Reddit para informar o ocorrido e alega que o conteúdo foi publicado “para uso educacional, transformativo e sem efeito no mercado”, pois se tratava de um vídeo sobre o Wii U.
Como resultado, ele revelou que vai deixar de publicar vídeos sobre a Nintendo no canal.
VÍDEO: NINTENDO SWITCH VISTO POR DENTRO
LEIA TAMBÉM:
Fortnite lança controle para pais limitarem tempo de jogo dos filhos Pai do PlayStation diz que Sony não acreditava no sucesso do console EA Sports FC 25 | 3 prós e 3 contras do novo simulador de futebol
Leia a matéria no Canaltech.