Exército desloca 20 mil militares para segurança da votação e transporte de urna
Um contingente próximo de 20 mil militares do Exército foi deslocado, em 490 municípios, para a operação de Garantia de Votação e Apuração (GVA) nas eleições municipais.
A presença das tropas busca prevenir tumultos, intimidações ou irregularidades, assegurando que o processo eleitoral ocorra de forma pacífica e organizada.
Leia Mais
Cerca de 25 mil agentes estaduais vão reforçar segurança nas eleições do Rio
Eleições 2024: TSE recebeu 79 mil denúncias de propaganda irregular
PF prende três no Pará após saque de R$ 5 milhões para compra de votos
Além de garantir a segurança neste domingo (6) de votação em todo o país, as Forças Armadas também são responsáveis por apoiar a logística de transporte das urnas eletrônicas. Para isso, o Exército atua em conjunto com as forças de segurança locais.
O apoio ocorrerá em 14 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.
A solicitação de Garantia de Votação e Apuração é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em coordenação com os tribunais regionais eleitorais.
A execução envolve o uso de efetivos militares, embarcações, veículos e aeronaves, conforme as demandas de logística e segurança.
Uma das maiores operações será na região Norte. O Comando Conjunto da Amazônia empregará mais de cinco mil militares, 218 viaturas, 66 embarcações e 13 aeronaves, incluindo cinco aviões e oito helicópteros.
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Exército desloca 20 mil militares para segurança da votação e transporte de urna no site CNN Brasil.