Nos EUA, consumidores de alta renda impulsionam gastos com uso da poupança
Os consumidores de alta renda, que são menos sensíveis à inflação e às taxas de juros, estão impulsionando os gastos dos consumidores nos Estados Unidos, ao poupar menos e usar as economias existentes para sustentar os gastos, de acordo com um novo relatório da Fitch Ratings.
“A Fitch espera um crescimento anual dos gastos do consumidor de 2,2% em 2024, o mesmo que o crescimento anual em 2023. Para 2025 estima-se uma desaceleração, à medida que o crescimento da renda desacelera ainda mais devido ao arrefecimento do crescimento dos salários e do emprego”, disse Olu Sonola, chefe de pesquisa econômica da Fitch nos Estados Unidos.
“Se a disposição do consumidor de confiar em um balanço patrimonial sólido para compensar a desaceleração esperada da renda continuar inabalável, o risco de alta para os gastos do consumidor persiste.”
Os gastos do consumidor aumentaram 2,9% em termos anuais no 2T24. O crescimento real da renda disponível das famílias foi de 1,1% em julho de 2024.
A notável redução em relação aos cerca de 4,4% registrados no mesmo período do ano passado foi impulsionada por pagamentos de impostos mais altos, diz o relatório.
Leia Mais
China promete novos estímulos na economia para alcançar meta de crescimento
Kamala promete isenções fiscais e investimentos para fabricantes dos EUA
Estoques de petróleo nos EUA caem 4,471 milhões de barris, revela DoE
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nos EUA, consumidores de alta renda impulsionam gastos com uso da poupança no site CNN Brasil.