Perto do fim? Citroën C4 Catcus “some em fábrica” e zera nas vendas
A Stellantis não revela, mas o ciclo do SUV compacto Citroën C4 Cactus no Brasil pode estar chegando ao fim. Sem registrar qualquer emplacamento nas concessionárias do país de janeiro a agosto, o modelo lançado em 2016 também é peça rara na fábrica de Porto Real (RJ).
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp BYD quer inaugurar fábrica na Bahia já em outubro 99 estreia serviço exclusivo para carros elétricos em SP Novo SUV da Citroën, Basalt já está em produção no RJ (Foto: Stellantis/Divulgação)
Transição a caminho
Segundo reportagem do Jornal do Carro, que acompanhou o anúncio da produção do Citroën Basalt, na última semana, poucas unidades do C4 Cactus estão em produção na unidade fluminense da Stellantis.
Na linha de montagem, predominam os modelos C3 (hatch) e C3 Aircross (monovolume para até 7 pessoas), além do novo SUV-cupê.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como o Cactus também é fabricado para atender aos mercados da Argentina, Paraguai e Colômbia, entre outros da América do Sul, é possível que estas unidades remanescentes sejam equipadas apenas com o motor 1.6 EC5 aspirado (que no Brasil rendia 120 cv, por conta da preparação flex) visando exportação.
Citroën C4 Cactus é projeto nacionalizado de SUV compacto, já descontinuado na Europa (Foto: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Rival distante de Volkswagen T-Cross
Por aqui, o C4 Cactus segue à venda, mas apenas com o motor 1.6 turbo THP, de 173cv de potência e 24,5 kgf/m de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas, como parte da renovação de linha feita em 2023. Os preços variam entre R$ 111.990 e R$ 141.990.
Mas “vender” é apenas uma expressão, uma vez que o modelo zerou na lista oficial de emplacamentos da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias atuantes no Brasil.
De janeiro a agosto, nenhuma unidade foi registrada, seja para venda em lojas, seja para venda direta ao consumidor.
Para comparar, o hatch C3 emplacou 14.140 unidades no mesmo período. No total, a Citroën entregou 21.788 unidades, com pouco menos de 1,5% de participação no mercado de carros de passeio e veículos comerciais.
Já em 2023, o C4 Catus vendeu 3.674 unidades, se posicionando como 25º colocados entre SUVs. Líder do segmento no último ano e também neste semestre, o Volkswagen T-Cross emplacou 72.440 unidades naquele mesmo período, quase 20 vezes o volume do Cactus. Este ano, já são mais de 46 mil unidades entregues pelo modelo da VW.
Citroën Basalt Vision (Divulgação/Stellantis) Citroën Basalt Vision (Divulgação/Stellantis) Citroën Basalt Vision (Divulgação/Stellantis) Citroën Basalt Vision (Divulgação/Stellantis) Citroën Basalt Vision (Divulgação/Stellantis)
Leia a matéria no Canaltech.