Noticias

Polícia faz operação contra desvio de dinheiro de prefeitura para bitcoins

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias em gerenciadores financeiros, retirando dinheiro de uma prefeitura.

São cumpridos 64 mandados de busca e apreensão em 13 estados brasileiros. Os agentes apreenderam R$ 250 mil em espécie em um dos endereços.

A investigação revelou que os valores subtraídos tinham origem na Prefeitura de Pinheiro Preto (SC) e foram repassados para criminosos operando em outros estados, com o objetivo de financiar atividades ilícitas.

Segundo as investigações, a organização criminosa utilizava contas de laranjas para converter os valores subtraídos em bitcoins, transferindo esses ativos digitais para carteiras privadas na blockchain (banco de dados), dificultando o rastreamento e ocultando a origem ilícita dos recursos.

Leia Mais

Agricultor é condenado a 16 anos pelo assassinato do ativista Zé Maria do Tomé

RJ: polícia combate facção envolvida com tráfico no Complexo de Israel

Apostadores devem retirar dinheiro de bets ilegais ainda hoje (10)

No entanto, com ferramentas de rastreamento, a polícia conseguiu rastrear os bitcoins até os endereços de carteiras pertencentes à cúpula da organização criminosa.

A operação da Divisão de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI/DEIC) contou com o apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além das Polícias Civis dos Estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima, Bahia, Pará e Maranhão.

Na operação, a Justiça também determinou indisponibilidade de veículos, bloqueio de contas e de criptoativos. Ao longo do dia, um balanço será divulgado pela PCSC.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia faz operação contra desvio de dinheiro de prefeitura para bitcoins no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo