Tecnologia

Snapdragon X2 Elite está em testes há pelo menos 3 meses, diz site

Apesar da primeira geração ainda ter pouco tempo de lançamento, o suposto Snapdragon X2 Elite já estaria em pleno desenvolvimento na Qualcomm, conforme indica o site WinFuture. Ao que parece, o processador destinado a notebooks está sendo testado internamente há alguns meses e, mesmo que aspectos técnicos sejam desconhecidos no momento, o vazamento detalha o código de identificação e o possível codinome da plataforma.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Snapdragon 8 Gen 5 teria versões feitas pela Samsung e TSMC

Segundo as informações, o Snapdragon X2 Elite — nome pelo qual o chip da nova geração está sendo chamado no momento — aparece listado em bancos de dados vistos pelo portal, sendo identificado pelo número de modelo “SC8480XP”.

O código reforça se tratar da próxima geração do X Elite quando observamos o número da primeira geração, registrado como “SC8380XP”. O ponto mais interessante é que a novidade está em testes há alguns meses.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As primeiras versões do SC8480XP foram registradas em julho e agosto, em placas que utilizam componentes como memória e armazenamento removíveis, normalmente usadas em estágios iniciais do desenvolvimento. Com isso em mente, é provável que só vejamos o componente estrear em 2025, com no máximo algum teaser sendo divulgado durante o Snapdragon Summit 2024, marcado para acontecer no fim de outubro.

Com código “SC8480XP”, o suposto Snapdragon X2 Elite já estaria em desenvolvimento no mínimo desde julho, devendo estrear em algum momento de 2025 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Há mais um aspecto interessante citado pelo WinFuture: o codinome escolhido pela Qualcomm para se referir internamente ao X2 Elite. De acordo com as fontes, a empresa adotou o termo “Glymur”, ou “Project Glymur”, em referência a uma cascata na Islândia, país localizado em uma região bem ao norte do planeta. A escolha é curiosa por fugir do esquema tradicional da marca, que costumava utilizar nomes de áreas do Havaí.

A diferença drástica de clima entre a Islândia, bastante fria, e o Havaí, muito quente, chama atenção e, por mais que esse aspecto seja apenas uma especulação, é provável que a troca seja um indicador das ambições da Qualcomm com a próxima geração da família Snapdragon X.

Linha Snapdragon X será expandida

Antes do Snapdragon X2 Elite, a linha de primeira geração ainda deve receber novidades — o site cita a existência do modelo “X1P-24-100”, cuja ficha técnica é desconhecida no momento. No entanto, o próprio código de identificação pode nos dar algumas pistas do processador, que deve pertencer à série Snapdragon X Plus, considerando a presença do termo “X1P”.

Ainda segundo o WinFuture, a Qualcomm prepara mais um chip para a atual linha Snapdragon X, com código “X1P-24-100”, que seria voltado a notebooks básicos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Por sua vez, os dígitos “24-100” apontam para um chipset bastante básico, posicionado abaixo do recém-lançado Snapdragon X Plus de 8 núcleos, que possui modelo “X1P-42-100”. Não é de hoje que rumores relatando a existência de opções mais básicas circulam, com o X1P-24-100 podendo ser a solução citada por eles no passado. A ideia dessa variante seria reduzir ainda mais os preços de notebooks com Snapdragon, turbinando a adoção no mundo Windows.

Os cortes feitos nessa nova solução seguem desconhecidos, mas não seria uma surpresa se a novidade for apresentada ainda em outubro, durante o Summit. Mais informações, oficiais ou não, devem surgir nas próximas semanas.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo