Noticias

STF suspende decisão que condenou cientistas por desmentirem postagem sobre diabetes

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão da Justiça de São Paulo que determinou o pagamento de indenização por danos morais por parte de duas cientistas por terem desmentidos a informação divulgada por um nutricionista que a diabetes era causada por vermes.

As cientistas Ana Bonassa, PhD pela USP, e a farmacêutica Laura Marise, fundadoras do portal “Nunca Vi 1 Cientista”, foram processadas depois de denunciarem que o perfil do nutricionista propagava a desinformação e vendia protocolos de “desparasitação” como cura para o diabetes.

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos de abandonar tratamentos comprovados, as cientistas publicaram um vídeo explicativo desmentindo a alegação de que vermes causam diabetes e exibiram prints públicos do perfil do nutricionista para ilustrar a desinformação.

Leia mais

Mulher é resgatada de cárcere privado após ligar para a polícia e pedir pizza

Saiba quem é o Maníaco da Cruz, que jogou urina em policial penal

“Médico convenceu a fazer 6 cirurgias”, diz marido de empresária morta após plásticas

O nutricionista entrou com ação na Justiça, e a juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, condenou as cientistas a pagarem uma multa de R$ 1.000 por danos morais e determinou a exclusão do vídeo.

Recurso

Diante dessa decisão, as cientistas recorreram ao STF, argumentando que a sentença violava a liberdade de expressão, especialmente em questões científicas.

Em caráter liminar, o ministro Dias Toffoli considerou que as evidências apresentadas são suficientes para suspender a condenação.

Ao analisar o caso, o ministro considerou desproporcional a restrição imposta às cientistas e afirmou que a decisão atacava o direito à manifestação do pensamento e à livre expressão científica.

Para o ministro, a sentença que condenou as pesquisadoras se baseou no argumento de que a imagem do nutricionista teria sido manchada por falta de seu consentimento, mas, na visão do ministro, tratava-se de uma crítica fundamentada à atuação pública do nutricionista.

Toffoli também destacou que as publicações das cientistas estavam embasadas em dados científicos que afirmam categoricamente que o diabetes não é causado por vermes. Ele reforçou que esse tipo de desinformação, que visa vender tratamentos alternativos, deve ser combatido e denunciado para proteção da saúde pública.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF suspende decisão que condenou cientistas por desmentirem postagem sobre diabetes no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo