Tecnologia

TSE verifica integridade e autenticação dos sistemas das urnas

No próximo domingo (6) acontece o primeiro turno das Eleições 2024. Por conta disso, neste sábado (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez, como de praxe, a verificação de integridade e autenticação dos sistemas das urnas. O evento é basicamente uma auditoria no sistema que será usado para totalizar os votos computados na urna eletrônica.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Eleições 2024: como imprimir o título de eleitor Eleições 2024 | Como consultar a situação do Título de Eleitor online

O teste de integridade simula uma votação oficial, com cédulas de papel. Esses votos das cédulas são digitados em um sistema de apoio e também na urna eletrônica para que seja feita uma comparação.

O objetivo dessa série de testes e verificações é justamente mostrar que existe transparência do processo eleitoral e apontar que os sistemas usados na eleição são seguros.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A verificação também envolve teste de integridade com biometria e o teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais — aqui, fazem a verificação da autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos programas instalados nas urnas eletrônicas.

Verificação de sistemas

A cerimônia se concentrou em três sistemas:

Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot)

Serve para acompanhar os recebimentos e gerenciar as totalizações dos resultados.

Receptor de arquivos de urna (RecArquivos)

RecArquivos é o sistema que recebe os pacotes gerados pelo transportador de arquivos.

Informação de arquivos de urna (InfoArquivos)

Por sua vez, o InfoArquivos mostra a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados.

TSE verifica integridade e autenticação dos sistemas das urnas (Imagem: TSE/Flickr/Domínio público)

De acordo com o secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, Júlio Valente, a urna eletrônica brasileira não somente coleta votos: além de coletar, já calcula o resultado da sessão eleitoral e já grava isso em um arquivo que nós conhecido como boletim de urna.

Eleições 2024

A tecnologia está muito presente nas Eleições 2024: você pode, por exemplo, justificar o voto pela internet. Mas não se esquela que o prazo para baixar o e-Título para o 1º turno acaba neste sábado.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo