Noticias

Veja retrospecto de Nadal contra Federer, Djokovic e Murray

O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), que colocará um ponto final à gloriosa carreira após as finais da Copa Davis, em novembro. Será o fim de uma trajetória recheada de títulos, conquistas e premiações.

Será ainda o término da carreira de mais um integrante do Big 4, grupo que dominou o tênis masculino mundial nos primeiros anos do século 21 e tem, além de Nadal, o suíço Roger Federer, o britânico Andy Murray e o único que permanecerá em atividade, o sérvio Novak Djokovic.

Leia mais

Roger Federer presta homenagem em adeus de Nadal: “Foi uma honra”

Veja quanto Rafael Nadal ganhou em premiações na carreira; valor surpreende

CR7 sobre aposentadoria de Nadal: “Carreira incrível”

Nadal x Federer

O grande rival de Nadal ao longo da carreira profissional que começou em 2001, como se sabe, foi Federer. O primeiro embate entre eles aconteceu pela 16avos de final do ATP Masters 1000 Miami de 2004, etapa em que o espanhol conseguiu a vitória. Nadal, inclusive, tem retrospecto favorável contra Federer, tendo ganhado 24 de 40 confrontos no circuito da ATP.

Curiosamente, a primeira final entre eles aconteceu em 2005, justamente no ATP Masters 1000 Miami. Dessa vez, foi o suíço quem pôde celebrar o triunfo. Os últimos dois encontros entre Nadal e Federer foram realizados em 2019 — e ambos em Grand Slams. O espanhol venceu a semifinal de Roland Garros, enquanto o suíço avançou à decisão de Wimbledon.

Nadal x Djokovic

Já contra Djokovic, Nadal fica ligeiramente atrás. Foram 31 vitórias para o sérvio, enquanto o espanhol triunfou em 29 oportunidades. Eles se enfrentaram pela primeira vez nas quartas de final de Roland Garros de 2006, ocasião em que o ‘Rei do Sabro’ ficou com a vaga. O último duelo aconteceu na segunda rodada de Paris 2024, com Nole indo em frente na campanha que terminaria com o inédito ouro olímpico.

Nadal x Murray

Nadal, por outro lado, encontrou maiores facilidades para encaixar vitórias contra Murray. Em 24 duelos, o espanhol venceu 17 — os cinco primeiros, inclusive. Eles dividiram a quadra pela primeira vez nas oitavas de final do Australian Open de 2007; pela última vez, na semifinal do ATP Masters 1000 Madrid de 2016, ocasião em que o escocês conseguiu uma das poucas vitórias sobre o adversário.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja retrospecto de Nadal contra Federer, Djokovic e Murray no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo