Tecnologia

Xiaomi estaria preparando seu primeiro chip de 3 nm para celulares

A Xiaomi pode estar prestes a lançar sua segunda geração de processadores para celulares. Segundo informações da mídia chinesa, a companhia já teria finalizado o design do chip e estaria trabalhando na adoção de uma das litografias de 3 nm disponíveis atualmente. A informação chega pouco depois de rumores apontarem que a gigante lançaria um concorrente para Qualcomm e MediaTek ainda no início de 2025.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Samsung pode lançar uma versão mais poderosa do Exynos 2500

Segundo o MyDrivers, o economista-chefe do Departamento de Economia e TI de Pequim, Tang Jianguo, afirmou que a Xiaomi levou à fase de tape-out o primeiro chip para smartphones do país a ser produzido em 3 nm. A “fase de tape-out” significa que o desenho do processador está pronto e foi enviado a uma fundição (a fábrica de chips) para que os testes iniciais de fabricação sejam realizados.

Detalhes mais técnicos sobre o processador e prazos para a estreia não teriam sido revelados, mas é possível especular algumas características. O projeto poderia estar sendo fabricado pela TSMC, uma das únicas fundições do mundo a contar com tecnologia para fabricação de chips em 3 nm, e provavelmente miraria em smartphones mais avançados, já que esse processo de fabricação ainda é caro e costuma ser destinado a componentes premium.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, por estar na fase de tape-out, o chip estaria bem próximo de ser lançado, restando apenas verificar se há ou não bugs para serem corrigidos e ajustes para serem feitos, para que então a produção em massa seja iniciada. Essa etapa leva normalmente cerca de seis meses para ser concluída, sinal de que veríamos o componente ser apresentado ainda no primeiro semestre de 2025.

Xiaomi’s SoC project is going strong

Based on TSMC’s N4P

Performance numbers similar to Snapdragon 8 Gen 1

5G modem by Unisoc

Reveal will happen H1 2025

2025 is a big year for Xiaomi with many revolutionary products in pipeline..

— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) August 26, 2024

Curiosamente, a reportagem foi ao ar quase dois meses depois do leaker Yogesh Brar, reconhecido por vazamentos de marcas chinesas, indicar que a Xiaomi anunciaria um processador para smartphones justamente na primeira metade de 2025.

O projeto citado pelo informante seria fabricado pela TSMC, mas na litografia N4P de 4 nm, trazendo um modem 5G da Unisoc e desempenho próximo ao do Snapdragon 8 Gen 1, modelo premium lançado pela Qualcomm em 2021. Diante do desencontro dos relatos, é difícil saber com certeza qual dos dois estaria correto, portanto vai ser preciso esperar por mais novidades.

Vale lembrar que, caso o lançamento da plataforma seja confirmado, essa não é a primeira vez que a Xiaomi desenvolve um processador proprietário para smartphones. Em 2017, a gigante anunciou o Surge S1, componente que prometia bons desempenho e eficiência, brigando no segmento de aparelhos intermediários com plataformas como o Snapdragon 625 e o MediaTek Helio P10.

Lançado em 2017, o Surge S1 foi o primeiro processador da Xiaomi para celulares, mas não chegou a ter um sucessor — a marca trabalhou apenas em chips para fotografia, como o Surge C1 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

A solução não teve um sucessor, com a marca seguindo apenas investimentos em chips para processamento de imagem. Desde então, rumores sobre um possível “Surge S2” começaram a circular, sendo certo ao menos que a Xiaomi está realmente disposta a trabalhar em plataformas próprias.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo