Rússia começa a retirar seus cidadãos do Líbano em meio a ataques de Israel
A Rússia começou a retirar cidadãos do Líbano e um voo especial partiu de Beirute nesta quinta-feira (3) com os familiares de diplomatas russos, disse o ministro de Emergências, Alexander Kurenkov.
Cerca de 60 pessoas chegarão à Rússia vindas do Líbano nesta quinta-feira, disse o Ministério de Emergências.
“A operação de retirada é realizada sob instruções do presidente russo, Vladimir Putin”, disse a pasta.
O que se sabe sobre o ataque do Irã contra Israel
A Rússia também frequentemente ajuda a retirar cidadãos de outras antigas repúblicas soviéticas em tais situações.
Israel, que luta contra o Hamas em Gaza há quase um ano, enviou suas tropas para o sul do Líbano após duas semanas de ataques aéreos intensos, em um conflito crescente que corre o risco de atrair os Estados Unidos e o Irã.
Leia mais:
Número de mortos em ataque a Beirute sobe para nove, diz governo libanês
Consultor da Guarda Revolucionária do Irã morre após ataque israelense na Síria
Americano morre em invasão de Israel ao Líbano, diz família
Governo avalia levar brasileiros do Líbano para a Turquia
Em meio à intensificação do conflito no Oriente Médio, o governo Lula estuda retirar cidadãos brasileiros do Líbano e levá-los para a Turquia, de modo que possam permanecer em áreas seguras até novos voos de resgate.
A medida em avaliação, segundo fontes a par das negociações, poderá ser adotada junto com o início da operação de repatriação. De acordo com as autoridades, o mais importante neste momento é aproveitar que o aeroporto de Beirute ainda está aberto.
O avião para resgatar os primeiros 220 brasileiros está em Lisboa, aguardando autorização para decolar rumo ao aeroporto da capital libanesa, Beirute.
A previsão é que o voo retorne ao Brasil até domingo. O cenário, porém, está em permanente avaliação diante da escalada de ataques e do risco de interdição do aeroporto.
Além da Turquia, o Itamaraty estuda ainda uma rota de evacuação de brasileiros pela Síria, utilizando a base aérea da Rússia. Outra opção é fazer o resgate pela Jordânia.
Também existe a possibilidade de conduzir a operação via Chipre. Nesse caso, a operação usaria uma saída marítima.
O Líbano tem a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com 21 mil pessoas. Cerca de três mil pediram apoio à Embaixada em Beirute. A lista do primeiro voo deve priorizar mulheres, crianças, idosos e pessoas problemas com saúde.
Nesta quarta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, Mauro vieira, concederá uma entrevista coletiva sobre o plano de repatriação de brasileiros.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia começa a retirar seus cidadãos do Líbano em meio a ataques de Israel no site CNN Brasil.