Noticias

Governo do RJ investiga infecção por HIV em pacientes transplantados

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) investiga a infecção de pacientes com HIV após receberam órgãos transplantados no Rio de Janeiro.

De acordo com reportagem veiculada inicialmente pela BandNews FM, seis pessoas contraíram a doença após passarem pelo procedimento. O caso foi confirmado pela CNN.

Dois doadores teriam feito exame de sangue em um laboratório privado na Baixada Fluminense e os resultados apresentaram falso negativo.

A CNN confirmou que os testes foram realizados pelo laboratório PCS Lab Saleme, que possui sede em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O laboratório foi contratado pela Secretaria de Estado de Saúde para testar os doadores de órgãos. O contrato, firmado pela Fundação Saúde do RJ em dezembro de 2023, tinha duração de 12 meses e um valor total de cerca de R$ 11 milhões.

Segundo apurou a CNN, os infectados já estão cientes e órgãos de outros 288 doadores estão passando por nova testagem no estado.

É a primeira vez que algo do tipo ocorre no Brasil. Apenas no Rio de Janeiro, 16 mil pessoas já passaram por transplantes desde 2006.

Em nota enviada à CNN, a SES-RJ informou que uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados.

O laboratório contratado para realizar o exame nos doadores teve o contrato suspenso, e novos exames serão realizados pelo Hemorio.

Leia Mais

Seis pessoas são baleadas em operação da PM na zona norte do Rio de Janeiro

Polícia encontra carros abandonados com explosivos na zona oeste do Rio

Casos de infecção por HIV caíram 55% em 7 anos na cidade de São Paulo

“A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório”, explica o comunicado.

Após a divulgação do caso na imprensa, na manhã desta sexta-feira (11), o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, determinou a abertura de um inquérito para apurar o ocorrido. A investigação será tocada pela Delegacia do Consumidor (Decon), que cuida dos casos relacionados à saúde pública. Diligências já estariam sendo feitas.

A CNN entrou em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o laboratório mencionado, mas não obteve retorno destes órgãos até o momento.

(Com informações de Pedro Duran e Rafael Saldanha)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo do RJ investiga infecção por HIV em pacientes transplantados no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo