Nível do Rio Negro está estabilizado em 12,11 metros por dois dias seguidos
Depois da menor cota registrada desde 1902 – há 122 anos, o nível do Rio Negro está parado em 12,11 metros há dois dias na capital amazonense, segundo a medição realizada pelo Porto de Manaus. A cota de 12,11 metros foi atingida na quarta-feira (9) em Manaus após descer 6 centímetros.
O Serviço Geológico do Brasil havia estimado que o nível do rio ficaria na faixa de 12 metros. A estabilidade acontece após mais de 100 dias de descida das águas que aconteceu sem interrupções. No dia 4 de outubro deste ano, a profundidade do Rio Negro atingiu 12,66 metros.
Chuva forte em São Paulo causa uma morte na capital; três morreram no interior
Transplantados infectados com HIV precisarão de acompanhamento, diz infectologista à CNN
Avenida Paulista fica no escuro na noite desta sexta-feira
Segundo a Jussara Curi, pesquisadora em geociência do Serviço Geológico, a expectativa era de que o nível do rio permanecesse na faixa dos 12 metros.
“As descidas vão se tornar mais regulares, menores. A gente chegou em 11cm, aí amanhã [sábado] ou nos próximos dias a gente chega com aquelas descidas de 5cm, 3cm que vai estabilizar. Isso é um sinal de estabilidade da bacia. Então, há probabilidade de baixar dos atuais 12? Existe essa probabilidade, mas a gente espera que fique na casa dos 12 metros”, disse em nota à imprensa.
A seca de 2024 já afetou mais de 800 mil pessoas no Amazonas, com os 62 municípios do Estado colocados em situação de emergência.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nível do Rio Negro está estabilizado em 12,11 metros por dois dias seguidos no site CNN Brasil.