Após cancelar ida à Rússia, Lula e Putin têm conversa de 20 minutos por telefone
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone na manhã desta terça-feira (22) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O russo sedia a Cúpula dos Brics entre os dias 22 e 24 de outubro. Lula havia confirmado presença no evento, mas precisou cancelar a viagem após sofrer um acidente doméstico no sábado (19).
Em nota, o governo informou que Putin perguntou sobre o estado de saúde de Lula durante o telefonema e lamentou que o brasileiro não pôde participar presencialmente da Cúpula. O texto não revela os assuntos discutidos pelos presidentes na ligação, que durou 20 minutos.
O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na Cúpula dos Brics em Kazan. Lula vai participar de reuniões por videoconferência.
O presidente deveria ter embarcado para a Rússia no domingo (20), mas foi orientado por equipe médica a não realizar viagens aéreas de longas distâncias.
Leia Mais
G20: China exige controle de rede subterrânea e inspeção de alimentos para visita de Xi
Ao STF, Lira defende constitucionalidade da PEC que limita decisões monocráticas
Após encerrar contrato, SC avalia retorno de câmeras nas fardas de policiais
Lula deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, no sábado após sofrer uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada e ferir a parte de trás da cabeça. As atividades corriqueiras de trabalho do presidente estão liberadas pela equipe médica.
Durante a cúpula, Lula pretendia buscar o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em seu discurso estava previsto que o presidente falasse sobre a necessidade de uma reforma na ONU em 2025, quando a Carta das Nações Unidas completará 80 anos.
Dentre os principais temas a serem discutidos na Cúpula, estão a escolha de uma nova moeda alternativa ao dólar e a criação de um novo sistema de pagamentos internacionais.
A criação da categoria de “países parceiros” dos Brics, bem como a adesão de outros integrantes permanentes também serão temas de discussão na reunião.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após cancelar ida à Rússia, Lula e Putin têm conversa de 20 minutos por telefone no site CNN Brasil.