O que é feed zero? Entenda esse comportamento da Geração Z no Instagram
O feed zero corresponde a um comportamento no qual um usuário ativo no Instagram opta por não publicar fotos no perfil, mas escolhe utilizar outros recursos temporários, como os Stories que desaparecem depois de 24 horas. Esse movimento é crescente na Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Instagram lança experiência mais restritiva para contas de adolescentes no app TikTok Music será encerrado em novembro de 2024
Os chamados “nativos digitais” demonstram um comportamento predominante de preservar a privacidade nas redes sociais. Então, preferem guardar seus registros na galeria do celular, evitam a exposição e optam por postagens mais espontâneas e naturais para priorizara sua individualidade e espontaneidade.
A ação diverge da geração anterior, os Millennials, nascidos entre 1982 e 1994, que têmo costume de manter as redes sociais sempre atualizadas com novas fotos e vídeos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Praticidade e privacidade com o feed zero
Kaszenlem Rocha (25), tem um feed zero no Instagram e contou ao Canaltech que sempre teve o perfil vazio por não gostar muito do formato da rede social. “Meu foco lá é apenas para saber das coisas, é um ótimo lugar para entretenimento”, diz.
Ela conta que utiliza mais os Stories do que qualquer outro recurso do Instagram como o Reels. O uso se justifica, segundo ela, pela praticidade da ferramenta.
O relato de Pedro Camelo (21) é um pouco diferente: o jovem conta que, quando mais novo, sempre publicava fotos em seu perfil. “Na época, eu tinha outra cabeça e queria aparecer. Hoje, eu não posto mais fotos e tenho o costume de republicar algumas coisas nos stories”, explica.
Pedro diz que não tem o costume de publicar fotos nem vídeos próprios nos stories por não achar interessante compartilhar sua vida o tempo todo e não gostar de chamar atenção para si. Ele acrescenta que utiliza mais essa ferramenta dos Stories porque é algo temporário e de fácil uso. “Nos stories, quem viu, viu”, finaliza.
Veja outras matérias do Canaltech:
Google Maps vai restringir empresas que colocaram avaliações falsas no app Google Earth vai trazer imagens aéreas de até 80 anos atrás IA do Gemini vai sugerir respostas do Gmail com base no contexto da conversa
Vídeo: Mais qualidade nos posts do Insta | Dicas
Leia a matéria no Canaltech.