Motorola Moto G75 é lançado com chip inédito e certificação militar
Confirmando vazamentos, a Motorola lançou nesta segunda-feira (30) o Moto G75, novo integrante da popular linha da marca que se posiciona como uma opção mais avançada. Junto a um visual que lembra aparelhos mais caros da empresa, a novidade traz como destaques o processamento com chip inédito da Qualcomm, tela grande de brilho intenso e alta resistência com certificação de nível militar.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Razr 50 chega ao Brasil como celular dobrável mais barato da Motorola
O lançamento já começa a chamar atenção pela aparência, que conta com laterais retas, bordas medianas ao redor da tela e acabamento fosco ou de tecido que imita couro, a depender da cor escolhida. A aparência segue outros lançamentos da empresa neste ano, e possui fortes similaridades com a linha Edge, destacando como o dispositivo está entre os Moto G mais premium. Três tonalidades serão oferecidas: Charcoal Grey (preto), Aqua Blue (azul, tecido) e Succulent Green (verde, tecido).
Também está na construção um dos pontos fortes do telefone: a presença das certificações IP68 de resistência à água e poeira, e MIL-STD-810H. A segunda, de nível militar, assegura que o Moto G75 é capaz de resistir a impactos, temperaturas extremas de operação, névoa salgada (como maresia) e outros cenários, sendo uma raridade nesse segmento e até entre smartphones tradicionais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Outro destaque do celular é o processamento — a novidade é o primeiro dispositivo a ser equipado com chip Snapdragon 6 Gen 3, uma versão mais simples do Snapdragon 7s Gen 2 visto em rivais como o Realme 13 Pro Plus e o Redmi Note 13 Pro 5G. Acompanhado de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, o conjunto é esperado para ter muito fôlego para uso diário e até algumas atividades mais exigentes, ainda que não seja ideal para apps e jogos muito pesados.
Opção avançada dentro da linha, o Motorola Moto G75 chega se destacando pelo chip Snapdragon 6 Gen 3 e visual premium que lembra a linha Edge (Imagem: Reprodução/Motorola)
Apesar de não possuir painel OLED, a tela conta com boas especificações e deve entregar uma experiência agradável de uso. Temos por aqui um display IPS LCD de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ de 2388 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, vidro Gorilla Glass 5 e pico de brilho de 1.000 nits. Complementa o painel um sistema de som estéreo, com tecnologia de áudio espacial Dolby Atmos.
As câmeras não fogem do comum, mas prometem boa qualidade de imagem ao adotar sensor principal de 50 MP com foco automático por detecção de fase (PDAF) e estabilização óptica (OIS), ultrawide com função macro de 8 MP e campo de visão de 118°, e um sensor de oscilação, usado para ajustar a velocidade de captura. As selfies são responsabilidade de uma lente frontal de 16 MP, abrigada em um furo no topo do display.
A bateria é grande, com 5.000 mAh, mas emprega carregamento modesto de 30 W de potência, que seria capaz de recuperar 50% da carga após cerca de 25 minutos na tomada. Fora isso, há suporte a carregamento sem fio de 15 W, outra função incomum nessa faixa de preço.
O lançamento também tem a certificação militar como destaque, resistindo a impactos, temperaturas extremas e mais (Imagem: Reprodução/Motorola)
No mais, o Moto G75 embarca conectividade 5G, Wi-Fi 6E, NFC, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral, expansão de armazenamento com cartões MicroSD e sistema operacional Android 14, rodando sob a interface My UX. Há ótimas notícias no suporte — a Motorola promete cinco grandes atualizações de software, além de seis anos de updates de segurança, devendo manter o lançamento atualizado até 2029.
Preço e disponibilidade
O Motorola Moto G75 chega primeiro à Europa com preço sugerido de € 299 (~R$ 1.815). Ainda não há datas para outras regiões, mas a Motorola confirmou que o aparelho chegará à Ásia e à América Latina, o que deve incluir o Brasil.
Motorola Moto G75: ficha técnica
Tela: IPS LCD de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ de 2388 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, Gorilla Glass 5, pico de brilho de 1.000 nits Processador: Qualcomm Snapdragon 6 Gen 3 Memória RAM: 8 GB LPDDR4X Armazenamento: 256 GB UFS 2.2 Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony LYTIA 600, f/1.8, PDAF, OIS) + 8 MP (Ultrawide/Macro, f/2.2, AF, 118°) + sensor de oscilação Câmera frontal: 16 MP (f/2.4) Dimensões: 166 x 77,2 x 8,3 mm Peso: 208 g Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 30 W Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, NFC, leitor de digitais na lateral, alto-falante estéreo com Dolby Atmos, certificações IP68 e MIL-STD-810H, expansão com MicroSD, recarga sem fio de 15 W; Cores disponíveis: Charcoal Grey (preto), Aqua Blue (azul, tecido que imita couro) e Succulent Green (verde, tecido que imita couro); Sistema operacional: Android 14, sob a My UX.
Leia a matéria no Canaltech.