Tecnologia

Tudo o que você precisa lembrar antes de assistir Coringa: Delírio a Dois

Com estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (3), Coringa: Delírio a Dois será a sequência de Coringa (2019), em uma versão musical. Não à toa, Lady Gaga está no papel de “Arlequina”. Antes de assistir ao longa, veja 10 tópicos sobre o filme para refrescar a memória.

A trama se desenrola em torno do agora heroico Arthur Fleck, que se tornou um símbolo para os cidadãos esquecidos pela sociedade de Gotham City. Internado no Asilo Arkham, ele vive um romance com outra paciente do local, “Lee” (Gaga), diferente da história original dos quadrinhos, em que Harley Quinn é sua psiquiatra.

10- Assassinato de Murray Franklin

O ato que marca o nascimento público da persona do Coringa é o assassinato ao vivo do apresentador Murray Franklin (Robert De Niro) durante seu programa televisivo. O crime cometido ao vivo provavelmente aparecerá na sequência, que também mostrará o julgamento de Arthur.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Após ter sido convidado para o Murray Franklin Show depois que seu show de stand-up fracassado não faz ninguém rir (e o transformou em chacota), Arthur foi convidado ao programa. Ele então usa a oportunidade para confessar seus crimes anteriores ​​enquanto estava vestido de palhaço e para compartilhar um manifesto sobre as mazelas que, de acordo com ele, assolam Gotham. 

9- Apoio dos cidadãos de Gotham City

O evento, transmitido em rede nacional, resultou em um frenesi em Gotham. Várias pessoas, sentindo-se inspiradas e representadas, fantasiam-se de palhaço e foram às ruas apoiá-lo publicamente. Com a insatisfação social explodindo como uma bomba-relógio, a população que o aprova terá papel de destaque no novo longa durante o julgamento do crime. O trailer inclusive já mostrou uma pequena aglomeração fazendo coro na porta do tribunal defendendo Fleck. 

8- Prisão no Asilo de Arkham

Depois de ter sido preso em uma penitenciária tradicional em Coringa, agora Fleck aparece encarcerado no Asilo de Arkham. No local, ele conhece e vive um romance com outra paciente que, para quem o conhece do filme anterior e dos quadrinhos, representa Arlequina, mas, nesta continuação, será apenas chamada de Lee. 

7- Alucinações com Sophie

No filme de 2019, Arthur conhece sua vizinha Sophie (Zazie Beetz) e sua filha. O encontro fortuito se desenrola para um rápido romance, o que inclui delírios de Sophie participando de seu stand-up e o apoiando enquanto humorista. Depois fica evidente que tudo não passou de um delírio, fator que agravou seus transtornos mentais.

Na continuação, o relacionamento com a personagem de Lady Gaga deve ter uma combustão espontânea, dando vazão aos pensamentos sombrios que habitam a mente de ambos. 

6- Assassinato de Randall

Enquanto se prepara para seu show de comédia na televisão, Arthur é visitado por Randall e Gary (Leigh Gill), colegas palhaços com quem ele trabalhou antes de ser demitido por portar uma arma.

Eles queriam se encontrar com Arthur para esclarecer a versão das histórias que ambos contaram aos detetives que investigavam o palhaço que assassinou três pessoas no metrô. Num rompante, Arthur respondeu matando Randall, que foi quem deu a ele a arma usada para cometer os crimes. 

Arthur decide deixar Gary viver, já que a convivência entre os dois durante o trabalho foi boa e Arthur o tem como uma pessoa legal. Gary, na sequência, provavelmente prestará depoimento durante o julgamento, mas não se sabe qual será o teor (incriminatório ou absolutório).

5- Rebeliões em Gotham

O assassinato de Murray Franklin foi apenas a gota d’água para estourar uma grande convulsão social, uma vez que Gotham já estava efervescendo com a insatisfação de seus habitantes. Um exemplo disso é a greve dos lixeiros, em curso durante a concorrência à prefeitura da cidade.

O comentário de Thomas Wayne condenando os assassinatos de Arthur apenas exacerbaram o abismo entre as classes em Gotham: “Aqueles de nós que fizeram algo de nossas vidas sempre olharão para aqueles que não fizeram nada além de serem palhaços”.

4- Distúrbios psiquiátricos

Dentre as diversas questões de saúde mental trazidas por Arthur, a mais óbvia e característica é o afeto pseudobulbar (PBA), que provoca risadas incontroláveis quando ele está sob estresse ou diante de eventos que o abalam emocionalmente.

No entanto, Arthur também sofre de distúrbios dissociativos, narcisismo, depressão, ao mesmo tempo em que exibe tendências psicopáticas, consequência dos abusos que sofreu na infância. Todo esse histórico psiquiátrico deverá ser levantado durante o julgamento. 

3- Assassinato dos pais de Bruce Wayne

Embora isso provavelmente não tenha tanto destaque em Folie a Deux, a noite dos tumultos que Arthur Fleck instigou resultou na formação do personagem que virá a ser o Batman. Os pais de Bruce Wayne, Thomas e Martha Wayne, foram mortos por um dos rebeldes. 

2- Assassinato da mãe do Coringa

Penny Fleck (Frances Conroy) adotou Arthur Fleck quando criança, abusando dele junto com seu namorado. Ela também passou um tempo em Arkham e, assim como o filho, inventou um delírio no qual teve um relacionamento romântico com Thomas Wayne, para quem trabalhou. Ao descobrir a verdade sobre a história inventada de sua mãe, ele a sufoca com um travesseiro.

1- Morte dos três de Wall Street

O estopim para a loucura do personagem se converter em crimes foi o ataque sofrido por ele no metrô. Na ocasião, ele acaba atirando e matando os “Três de Wall Street” e quando ainda estava trajando seu uniforme de trabalho (a roupa de palhaço), após ter sido demitido. 

Leia mais:

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Coringa 2: Folie à Deux ganha imagens em clima de romance Folie à Deux: o que significa o título do filme do Coringa?

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo