Brasil terá estação de metrô mais profunda da América Latina; saiba onde
A estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, se tornará a estação de metrô mais profunda da América Latina. A obra prevista pra 2026 ficará a mais de 65 metros de profundidade e passará por baixo do Rio Tietê, na capital paulista.
Aquela etsação faz parte de um projeto que ligará a Brasilândia, bairro da zona norte de São Paulo, até o centro da capital paulista. A estação já está com mais de 48% das obras concluídas, segundo o governo de São Paulo, e deve ser entregue no segundo semestre de 2026.
De acordo com a concessionária que administra a obra, uma parceria público-privada (PPP), a grande profundidade da estação se justifica pela necessidade de passar por baixo do Rio Tietê e do túnel da Linha 4-Amarela do Metrô.
Leia Mais
Polícia encontra carro do GSI roubado em local de votação de Lula
Caso Cupertino: relembre a carreira de Rafael Miguel, ex-Chiquititas
Previsão indica domingo de calor em quase todo Brasil durante votação
Concorrência regional e recorde mundial
A construção da Linha 6-Laranja é praticamente toda subterrânea, com exceção do Pátio de Manutenção Morro Grande.
Com 15,3 quilômetros de extensão — o que equivalente a um prédio de mais de 20 andares —, e 15 estações, a Linha 6-Laranja é uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina. Sete das suas estações terão mais de 45 metros de profundidade.
Os números superam a estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, que tem 41,5 metros de profundidade. Entretanto, o recorde mundial da estação de metrô mais profunda é a de Arsenalna, que está localizada em Kiev, na Ucrânia, com 105,5 metros de profundidade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil terá estação de metrô mais profunda da América Latina; saiba onde no site CNN Brasil.