Curso grátis de programação em Python é oferecido por alunos da USP
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para um curso de programação em Python para quem deseja aprender a linguagem de programação do zero. A iniciativa é gratuita e não requer conhecimento prévio — ou seja, qualquer pessoa pode se inscrever, incluindo alunos do Ensino Médio.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 10 cursos de IA online do nível básico à especialização Python | 5 mitos sobre a popular linguagem de programação
As lições, fruto da FEA.Dev da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade Atuária (FEA) da USP, serão oferecidas por alunos da universidade. Durante o ciclo, os participantes terão acesso ao seguinte conteúdo:
Fundamentos de Programação: lógica de programação, variáveis, condicionais, loops e funções; Ciência de Dados: extração, manipulação e limpeza de dados (Pandas, Numpy) e visualização de dados (Matplotlib, Seaborn).
Dois meses de aula
No total, o curso tem previsão para durar dois meses, com carga horária de 30 horas, e contará com um projeto final, além de momentos assíncronos para tirar dúvidas. Já as aulas são gravadas e transmitidas no YouTube.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira o cronograma previsto:
3 de outubro: aula magna; 9 de outubro: Instalação, Lógica, Variáveis e Tipos de Dados; 16 de outubro: Loops (while) e Condicionais; 23 de outubro: Estrutura de dados e Loops (for); 30 de outubro: funções; 6 de novembro: Numpy (análise de dados); 13 de novembro: Pandas I (análise de dados); 20 de novembro: Pandas II (análise de dados); 27 de novembro: visualização de dados; A definir: projeto final.
“Os horários de divulgação de cada aula do cronograma serão divulgados antecipadamente aos alunos”, informa o edital. “O cronograma pode ser redistribuído conforme as necessidades da FEA.dev.”
Como se inscrever no curso de Python da USP
Para participar do programa do FEA.Dev, é preciso fazer o seguinte:
Leia o edital (drive.google.com); Se inscreva gratuitamente até 15 de outubro (docs.google.com); Aguarde o e-mail de confirmação.
Ainda de acordo com o edital, não há requisitos para se inscrever no curso pois “qualquer pessoa está elegível para se capacitar em Python”.
Ao final do programa, os participantes recebem um certificado caso tenha concluído o 70% das listas de exercícios e aprovação do projeto final.
VÍDEO: NOTEBOOKS que a gente NÃO aguenta mais! COMO escolher MELHOR um novo?
Leia a matéria no Canaltech.