Tecnologia

iPhone 16 segue com vendas baixas e sofre cortes na produção

Informações divulgadas pelo analista e leaker Ming-Chi Kuo indicam que o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus continuam a apresentar um número inexpressivo de vendas em comparação com a geração anterior. O cenário de baixa demanda teria até mesmo afetado a cadeia de produção, ainda que de forma leve. Dito isso, como sugere Kuo, a situação pode mudar com a chegada do Apple Intelligence, algo que já havia sido apontado por pesquisas recentes.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Review iPhone 16 | O primeiro celular da Apple com botão de captura

Segundo o analista, a demanda pelos modelos base da família iPhone 16 continua baixa, apresentando números menores que os vistos para o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus. Isso teria impactado nas encomendas de componentes de fabricação da Apple, cuja previsão é de sofrer uma redução de 3% a 5% a partir de novembro, em especial de peças dos celulares mais simples da nova linha.

O número é irrisório e não deve afetar a produção de forma considerável, mas acaba atuando como um reforço de que a procura está baixa o suficiente para incentivar a Maçã a realizar esses ajustes. Curiosamente, o impacto no iPhone 16 Pro e no iPhone 16 Pro Max deve ser mínimo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A demanda observada é a mesma do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max no ano passado, mas com um suprimento mais constante por não haver atrasos como na geração anterior. Além disso, os fornecedores teriam sido instruídos a continuarem a fabricação durante o Dia Nacional da China, importante feriado do país asiático, sinal de que as expectativas previstas para os modelos premium estão sendo atendidas.

iPhone 16 shipment updates

1. Assembly orders almost remain unchanged. Suppliers had been asked to continue producing two Pro models during China’s National Day holiday, indicating that demand for the Pro models has generally met expectations so far.

2. Some component orders…

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) October 9, 2024

Kuo destaca que há uma possibilidade de vermos uma melhora nesses números a partir do fim de outubro, em virtude da chegada do Apple Intelligence, o pacote de recursos de IA da gigante de Cupertino. Apesar de terem sido anunciados junto aos celulares em setembro, esses recursos ainda estavam em desenvolvimento para serem liberados posteriormente, e visivelmente tiveram influência nas vendas do iPhone 16.

De acordo com uma pesquisa feita neste mês pela companhia de investimentos Piper Sandler, 30% dos jovens residentes dos EUA tinham a intenção de comprar um iPhone 16 apenas pelo Apple Intelligence. Seu lançamento em 28 de outubro tem potencial para intensificar a demanda pelos aparelhos recentes, ao menos em território norte-americano, considerando que as funcionalidades terão suporte somente ao inglês nesse primeiro momento.

Diante desses dados, o analista diz manter as estimativas de produção de 88 a 89 milhões de unidades no último trimestre de 2024 (entre outubro e dezembro), quantia um pouco menor que a faixa de 90 a 91 milhões de unidades registrada para a família iPhone 15 no último trimestre de 2023.

Com a chegada do Apple Intelligence no final de outubro, espera-se que as vendas do iPhone 16 tenham uma leve melhora, ao menos nos EUA (Imagem: Divulgação/Apple)

Essa não é a primeira vez que ouvimos especialistas sugerindo que a procura pela linha iPhone 16 seria baixa — antes mesmo da estreia dos aparelhos, firmas de análise de mercado apontavam a falta de inovações como um dos fatores que afetariam as vendas. As mesmas previsões sugerem que a linha iPhone 17 deve reverter esse quadro ao embarcar inúmeras inovações, incluindo um modelo ultrafino.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo