Moraes intima Marçal a prestar esclarecimentos em até 24 horas sobre uso do X durante proibição
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, a esclarecer em 24 horas um suposto drible ao X durante o bloqueio.
Leia a íntegra da decisão clicando aqui
Seguindo o ministro, informações da Polícia Federal (PF) apontam para “intenso uso da plataforma” pelo perfil de Marçal, inclusive com a publicação do laudo falso envolvendo seu adversário Guilherme Boulos (PSOL).
Moraes aponta que isso pode configurar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação – por isso, as informações foram compartilhadas com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.
Leia Mais
Dono de clínica do laudo falso intermediou encontro entre Tarcísio e Marçal
Justiça Eleitoral determina suspensão de perfil de Marçal no Instagram
Candidatos repudiam suposto laudo médico divulgado por Marçal contra Boulos
O ministro escreve que é “grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade” por oito anos, caso seja comprovado o abuso.
Para Moraes, “o uso sistemático” do perfil de Marçal no X “se amolda à hipótese de monitoramento de casos extremados, em que usuários utilizam subterfúgios para acessar e publicar” na rede social.
A finalidade desses “usuários extremados” do X, prossegue o ministro, seria “propagar desinformação em relação às eleições de 2024, com discursos de ódio e antidemocráticos” – em descumprimento à decisão do STF.
Eleições 2024: veja horários e dúvidas sobre a votação no domingo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes intima Marçal a prestar esclarecimentos em até 24 horas sobre uso do X durante proibição no site CNN Brasil.