Tecnologia

Mosaico de 84 m² é desenterrado na Turquia e surpreende arqueólogos

Foi descoberto em Elazig, na Turquia, um mosaico de 84 m² do final do período romano e início do período bizantino, acontecimento que marca a primeira vez no país onde um artefato deste tamanho é encontrado. O responsável pelo achado foi o fazendeiro local Mehmet Emin Sualp, que, por acaso, o escavou enquanto plantava sementes.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Mosaico de luxuosa vila grega de 1.600 anos foi feito com vidro reciclado

Notando padrões únicos no chão, o cidadão comunicou a diretoria do Museu de Elazig e as autoridades locais, que visitaram o terreno e verificaram a veracidade dos mosaicos e sua datação, que engloba desde o final do domínio romano na região.

Mosaico romano e bizantino

Entre as características únicas do mosaico, estão o seu tamanho e a riqueza de detalhes com que a arte foi produzida. Nele, estão representados plantas e animais, como leões, cabras-da-montanha, patos e árvores locais. Padrões geométricos e molduras feitas especialmente para a obra também chamaram a atenção dos especialistas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vários animais nativos da Turquia à época estão representados no mosaico, como leões e patos (Imagem: IHA Photo)

Segundo o governador de Elazig, Numan Hatipoglu, é um dos maiores mosaicos da região, representando fauna e flora locais. O Ministério de Cultura e Turismo também participaram do trabalho de limpeza e revelação do artefato romano completo, e o sítio ainda revelou mais estruturas antigas, como uma igreja e uma adega, todos na vila de Salkaya, a 14 km do centro de Elazig.

A arte romana mostra a biodiversidade da época, incluindo ursos, javalis selvagens e diversas espécies de cervo. Sualp, que comprou a fazenda em 2020, mostrou surpresa com o achado, e afirma ser algo de “valor inestimável”.

Ele indica que o museu é, agora, o responsável por afirmar o valor da obra, que passou a ser um tesouro arqueológico da Turquia. Após o evento, arqueólogos do país planejam procurar mais relíquias romanas e bizantinas na região.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo