Noticias

Nobuyo Oyama, voz do anime japonês “Doraemon”, morre aos 90 anos

Nobuyo Oyama, a voz do adorado anime japonês “Doraemon” por uma geração de crianças na Ásia, morreu aos 90 anos, segundo confirmou sua agência nesta sexta-feira (11).

Oyama morreu em 29 de setembro devido à idade avançada, de acordo com a agência Actors 7, que se desculpou pelo atraso em sua declaração, acrescentando: “Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão pela gentileza que vocês demonstraram à falecida durante sua vida.”

Um funeral privado com a presença de parentes foi realizado para Oyama, disse a agência.

Oyama era mais conhecida por dar voz ao personagem homônimo no programa de televisão “Doraemon”, que foi ao ar de 1979 a 2005 – apenas um dos três programas da franquia Doraemon, que se tornou mundialmente popular, especialmente em mercados regionais como Hong Kong e Vietnã.

A franquia inclui dezenas de filmes de animação, videogames, álbuns de música e séries de mangá.

Leia Mais

Mãe de Whitney Houston morre aos 91 anos

Liam Gallagher, do Oasis, explica por que banda não dará entrevistas à imprensa

Madonna lamenta morte do irmão, aos 63 anos: “Difícil explicar nosso vínculo”

Eles seguem as aventuras de Doraemon, um gato robótico do século 22 que chega aos dias atuais para ajudar um jovem garoto chamado Nobita “que é terrível em tudo”, de acordo com o site oficial da franquia.

O personagem azul e branco de aparência amigável frequentemente resgata Nobita puxando dispositivos secretos do futuro do bolso em seu estômago.

Oyama nasceu em Tóquio, de acordo com a emissora pública japonesa NHK. Antes de dar voz a Doraemon, ela também desempenhou um papel no show de marionetes da NHK “Boo Foo Woo”, que foi exibido de 1960 a 1967, disse a emissora.

Mas foi o desenho animado que a lançou à fama mundial – tanto que o desenho de 1979 também é conhecido como “edição Oyama” para distingui-lo de outras adaptações de Doraemon.

A notícia da morte de Oyama gerou uma onda de homenagens nas redes sociais, com fãs do mundo todo expressando condolências e lembrando dela como uma voz icônica de suas infâncias.

“A Sra. Nobuyo Ōyama… Ela foi alguém que me apoiou desde o começo da minha carreira. Muito obrigada por todo o seu trabalho duro ao longo dos anos. Eu realmente sou grato por isso”, tuitou Kazuhiko Inoue, que dublou o personagem favorito dos fãs Kakashi no mangá de sucesso global “Naruto”, e teve papéis em outras séries populares, incluindo “JoJo’s Bizarre Adventure” e “Demon Slayer”.

“Quando penso em Doraemon, a voz de Nobuyo Oyama toca em minha mente”, escreveu um usuário na plataforma social X.

Outro escreveu: “Doraemon, eu te amo desde que me lembro, graças a Nobuyo Oyama.”

Outros expressaram pesar pela morte de Oyama tão pouco tempo depois da morte de Noriko Ohara, a voz de Nobita, em julho.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nobuyo Oyama, voz do anime japonês “Doraemon”, morre aos 90 anos no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo