Onda de calor de outubro: veja mapa das regiões que serão afetadas
O Brasil passa por uma nova onda de calor no começo deste mês de outubro, que deve durar, ao menos, até o dia 8.
Com a predominância de uma massa de ar quente e seco que voltou a ganhar força pelo país desde o último domingo (29), a previsão indica que as temperaturas devem voltar a aumentar em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A partir da ação dessa massa de ar, os dias devem voltar a ter a qualidade do ar comprometida. Ainda, com a elevação das temperaturas, há risco de o país registrar novas queimadas, como as que aconteceram em diversos locais do território brasileiro desde meados de agosto.
Mapa mostra evolução da onda de calor • Climatempo
Segundo o Climatempo, os termômetros no interior de São Paulo, Tocantins, na região Centro-Oeste e no interior do Nordeste voltam a ficar de 3 a 5 °C acima da média, fazendo com que as máximas possam atingir valores próximos a 38 °C e 39 °C.
Em Cuiabá (MT) e Corumbá (MS), as máximas previstas para esse período podem variar entre 40 °C e 42 °C.
Leia Mais
ANA declara escassez de água e situação crítica no Rio Xingu
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reaberto após combate a incêndios
Chuva no RS: Com 55 municípios afetados, estado tem alerta para novos temporais
Frente Fria
Em contraponto, a chegada de uma frente fria na noite da próxima quarta-feira (2) deve trazer o retorno do ar frio na região Sul e em parte do Sudeste entre quinta-feira (3) e sexta-feira (4). Esse sistema pode provocar uma queda ligeira nas temperaturas no leste e sul de São Paulo no próximo fim de semana.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Onda de calor de outubro: veja mapa das regiões que serão afetadas no site CNN Brasil.