Noticias

Pedro Neschling fala sobre surdez: “Deficiência não é uma carta condenatória”

O ator Pedro Neschling, 42, utilizou as redes sociais para falar sobre o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Auditiva, celebrado nesta quinta-feira (26). O artista que esteve recentemente na novela “Renascer”, da TV Globo, já tinha exposto que utiliza aparelho auditivo e voltou a falar sobre o assunto.

“Aqui no Brasil, somos mais 10,7 milhões de pessoas com algum grau de perda auditiva. E nossa deficiência é invisível, daí a importância de se celebrar essa data. Em uma sociedade que está pouco atenta às diferenças, o dia a dia pode se tornar muito complicado para muitos de nós (sobretudo os que têm perda mais severa)”, inicia em sua legenda.

Leia Mais

Quer aprender Libras? Veja curso gratuito

Terapia genética restaura audição nos dois ouvidos de 5 crianças nascidas surdas

“Renascer”: fãs se emocionam no último capítulo do remake; veja reações

Na sequência, Pedro cita que desde que começou a falar publicamente sobre a sua surdez, ele tem recebido muitos relatos de pessoas que têm vergonha em assumir socialmente a deficiência ou são familiares preocupados com seus entes queridos diagnosticados com perda auditiva.

“O que eu tenho a dizer para vocês é: calma! Uma deficiência não é uma carta condenatória. É apenas uma das inúmeras característica que a pessoa tem. Compreender a situação e, com tranquilidade, buscar o auxílio possível em cada caso é o primeiro e mais importante passo”, explica.

Em seu relato, o ator ainda reforça que “não somos nós que precisamos nos adaptar aos moldes padronizados, mas o contrário. A sociedade é que deve estar atenta às pessoas com deficiência e se preparar para incluí-las em todos os espaços e esferas. Isso não é nenhum favor, é civilidade e humanidade”.

Por fim, ele dá conselhos tanto para as pessoas com deficiência auditiva, como para as demais pessoas da sociedade: “Você que como eu, é pessoa com deficiência auditiva, não se sinta só e muito menos menor do que os outros. Você que é pessoa sem deficiência, evite piadas bobas e busque conhecimento sobre atitudes anticapacitistas que podem transformar o mundo num lugar melhor para todos. Tudo fica muito melhor quando é bom para todos”.

No começo de 2022, o artista já havia compartilhado foto de seus aparelhos auditivos, quando revelou: “Quando eu digo para os outros que sou surdo, muita gente ri achando que é piada — não por maldade, mas por não conceber isso como uma possibilidade”. Na ocasião, ele também explicou que usava os aparelhos nos dois ouvidos.

AirPods Pro da Apple é autorizado a funcionar como aparelho auditivo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pedro Neschling fala sobre surdez: “Deficiência não é uma carta condenatória” no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo