Rota do furacão Milton é rara e deve atingir cidades extremamente povoadas, diz climatologista
![](https://techexplora.com/wp-content/uploads/2024/10/Capturar_5e7027-D4zfSS.png)
O furacão Milton, que se aproxima da Flórida, apresenta características únicas que o tornam uma ameaça significativa para a região, conforme alerta o climatologista Marcel Ligabô, especializado em furacões.
Ligabô, que está na Flórida para estudar o olho do furacão, destaca que o Milton está perdendo intensidade e provavelmente chegará como categoria 3. No entanto, o que torna esta tempestade particularmente perigosa não é sua força, mas sim sua trajetória incomum.
Leia mais
“Caçadores de furacões” gravam vídeo dentro do olho do furacão Milton; assista
Furacão Milton: Mais de 30 mil moradores da Flórida estão em abrigos, diz governador
Furacão Milton “é diferente de tudo que já vimos antes”, diz Kamala Harris à CNN
Rota incomum
Ao contrário da maioria dos furacões que costumam margear a costa oeste da Flórida, o Milton está se aproximando de oeste para leste, em uma rota perpendicular à península. Ligabô explica que a rota que o furacão está fazendo é rara e foi registrada pela última vez em 1848.
Essa trajetória coloca o furacão em rota de colisão com áreas densamente povoadas, aumentando significativamente o risco de danos e impactos à população. O climatologista ressalta que o cenário de desastre é alto não pela intensidade do furacão, mas pela região que será afetada.
O climatologista enfatiza que o maior perigo associado ao furacão Milton não é o vento, mas sim a água. “95% dos danos e perdas de vida causados por furacão vêm pela força da água”, afirma o especialista. Ele argumenta que a classificação de furacões deveria ser revisada para refletir melhor esta realidade.
Na costa onde Ligabô se dirige, o cenário é descrito como ‘catastrófico’, com previsões de que a elevação do nível do mar possa ultrapassar 5 metros momentaneamente. Esta situação é particularmente alarmante para uma região propensa a alagamentos.
As autoridades e moradores da Flórida estão em alerta máximo, preparando-se para enfrentar não apenas ventos fortes, mas principalmente o risco de inundações severas e prolongadas. A combinação de uma rota incomum com áreas densamente povoadas faz do furacão Milton um evento meteorológico que merece atenção redobrada e medidas de precaução extraordinárias.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rota do furacão Milton é rara e deve atingir cidades extremamente povoadas, diz climatologista no site CNN Brasil.