Tecnologia

Snapdragon 8 Gen 4 vaza em testes com temperatura e clocks extremos

Testes do suposto Snapdragon 8 Gen 4 estão circulando em fóruns chineses, mostrando números elevados de consumo e temperatura, que se aproximam dos 100 ℃. O resultado levantou preocupações, considerando que ambos são pontos cruciais para que um processador de celular ofereça bom desempenho e bateria, mas ainda é cedo para tirar conclusões — os testes são antigos, e devem estar relacionados a uma unidade inicial sem otimizações.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Galaxy S25 terá versão com MediaTek? Entenda a confusão O Snapdragon 8 Gen 4 foi vazado com temperatura e consumo extremos, atingindo 20 W e 98,5 ℃ (Imagem: Reprodução/Tieba)

Os registros, publicados no fórum chinês Tieba, mostram uma plataforma equipada com o processador SM8750 da Qualcomm — esse é o número de modelo esperado para identificar o Snapdragon 8 Gen 4 (ou 8 Elite, como alguns rumores já apontaram). O código é acompanhado da sigla QTI, que representa “Qualcomm Technologies Inc.”, e reforça se tratar de uma plataforma de testes própria da gigante.

Outros detalhes interessantes listados incluem a configuração da CPU, composta de dois núcleos focados em alto desempenho e seis otimizados para eficiência, as frequências de operação, que atingem 4,09 GHz, e a GPU Adreno 830, mencionada em antigos rumores para ser adotada no 8 Gen 4. Entre as informações, duas delas levantaram preocupações: a temperatura e o consumo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo o perfil que publicou as imagens, o processador estaria atingindo 20 W de consumo, mais de 10 W a mais que o ideal para um smartphone, colocando-o em um patamar próximo ao de um notebook. Mais do que isso, é possível notar que a temperatura chegou aos 98,5 ℃, valor muito extremo que tornaria inviável seu uso em um celular.

Stay tuned: @Qualcomm Oryon is making its way to smartphones. 🔥 More to come at #SnapdragonSummit. pic.twitter.com/ap5AK7wo8j

— Snapdragon (@Snapdragon) September 12, 2024

Dito tudo isso, há uma série de questões que precisam ser consideradas, começando pela idade dos registros vazados: as imagens são datadas de três meses atrás, tempo mais que suficiente para que a Qualcomm tenha feito ajustes para reduzir o consumo e as temperaturas. Além disso, mesmo que fossem recentes, diversas otimizações são realizadas conforme o chip é implementado em um smartphone.

Também não podemos descartar que, diante da ausência de software finalizado, os números observados pelos sensores podem estar incorretos. Por fim, por se tratar de uma plataforma de testes, o dispositivo em que o 8 Gen 4 foi testado pode ter sido intencionalmente levado ao limite, para que a gigante pudesse analisar a capacidade máxima do componente.

De toda forma, não falta muito agora para conhecermos todos os detalhes do próximo chip premium da Qualcomm. A novidade será apresentada durante o Snapdragon Summit, marcado para 21 de outubro. Podemos esperar por mais vazamentos até lá.

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo