TSE faz teste dos sistemas eleitorais neste sábado (5)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz neste sábado (5) uma cerimônia para verificar a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais que estão instalados nos equipamentos da Corte, em Brasília.
Serão testados os programas usados para a comunicação de dados recebidos das urnas pelo país e para a totalização dos resultados.
A atividade é de praxe e sempre é feita na véspera da eleição.
Leia Mais:
Entenda o que é proibido fazer no dia da eleição
Prazo para baixar o e-Título acaba neste sábado (5)
Cármen Lúcia deve fazer apelo por paz nas eleições, em pronunciamento neste sábado (5)
A inspeção está prevista na resolução do TSE que trata dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Os testes serão feitos na sede da Corte, em Brasília, a partir do meio-dia.
Serão verificados os seguintes conjuntos de sistemas:
Gerenciamento da Totalização: programas que servem para acompanhar os recebimentos de dados da votação e gerenciar as totalizações dos resultados;
Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos): sistema responsável por receber dados e colocá-los à disposição para serem usados no Sistema de Gerenciamento da Totalização;
Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos): sistema que fornece a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados da Justiça Eleitoral.
Podem participar da verificação as entidades fiscalizadoras da eleição. Fazem parte desse grupo órgãos como partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal e Tribunal de Contas da União.
Pronunciamento
Na noite de sábado (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV sobre as eleições.
A magistrada deve fazer um apelo por paz no pleito.
Em sua fala, Cármen deve reforçar ainda que o voto é a expressão maior da cidadania e fundamental para a democracia.
A violência política tem sido a maior preocupação da ministra na disputa eleitoral deste ano.
Na quinta-feira (3), durante o encerramento da sessão plenária do TSE, ela defendeu que o pleito deve ser um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável e alegria. “A gente não espera que as pessoas depositem os seus dissabores na vida ou ideológicos”, disse.
A ministra também destacou a importância do respeito à pluralidade de ideias. “Não esperamos que haja práticas nem de ofensa, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é dessas diferenças que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional de todo mundo”, afirmou.
A Justiça Eleitoral, segundo a ministra, “adotou todas as providências de precaução”, incluindo relacionadas a questões climáticas, para garantir o acesso aos locais de votação. “Medidas cautelares, administrativas, tecnológicas e judiciais foram adotadas e vêm sendo adotadas”.
Apuração
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).
Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão
Este conteúdo foi originalmente publicado em TSE faz teste dos sistemas eleitorais neste sábado (5) no site CNN Brasil.