Noticias

Tufão Krathon deixa dois mortos no sul de Taiwan

Duas pessoas morreram depois que um tufão atingiu o sudoeste de Taiwan, inundando a principal cidade portuária de Kaohsiung com fortes chuvas e forçando a ilha a fechar pelo segundo dia.

Com ventos de até 135 quilômetros por hora, o tufão Krathon atingiu o sul de Taiwan nesta quinta-feira (3), o equivalente a um furacão de categoria 1 no Atlântico.

Duas pessoas morreram e 219 ficaram feridos, de acordo com o Centro Central de Operações de Emergência de Taiwan, acrescentando que uma pessoa também está desaparecida.

Um deles era um motorista de 66 anos atingido por um deslizamento de pedras. O outro era um homem de 70 anos que caiu enquanto podava uma árvore durante o tufão, segundo o centro.

Durante várias horas antes de atingir a costa, Krathon moveu-se lentamente ao longo da costa sul. Nos dias anteriores, tinha pairado entre Taiwan e as Filipinas como equivalente de categoria 4, com o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, alertando para “danos catastróficos”.

Embora a tempestade tenha enfraquecido desde então, atingiu Taiwan com um dilúvio, forçando o encerramento de escolas e do mercado de ações no início desta semana. Centenas de voos foram suspensos. Cerca de 100.000 famílias enfrentaram cortes de energia, de acordo com o Ministério de Assuntos Econômicos.

Leia Mais

Desertor de Pyongyang rouba ônibus e tenta voltar à Coreia do Norte

Número de mortos em ataque a Beirute sobe para nove, diz governo libanês

Consultor da Guarda Revolucionária do Irã morre após ataque israelense na Síria

Mais de 38 mil soldados taiwaneses estão de prontidão para ajudar em caso de emergência.

Autoridades de Kaohsiung alertaram sobre o impacto do ritmo lento de Krathon. “Se passar muito lentamente e até parar nas áreas de Kaohsiung e Tainan, poderá prolongar os danos em Kaohsiung”, disse o major Chen Chi-mai aos repórteres nesta quinta-feira.

“Por favor, evite sair”, acrescentou.

O estudante universitário Liao Shian-rong, 24 anos, disse à Reuters que viajou de Taipé a Kaohsiung para perseguir a tempestade, considerando-a uma oportunidade única na vida.

“Estamos sendo atingidos pela parede do olho agora e entraremos no olho em breve”, disse ele, filmando a tempestade no saguão de um hotel.

Imagens postadas por usuários na plataforma de mídia social Threads mostraram que ventos fortes derrubaram motocicletas e estruturas de andaimes, arrancando telhados.

A tempestade, conhecida nas Filipinas como Julien, já atingiu as ilhas mais ao norte do país, provocando evacuações e graves inundações nas comunidades costeiras.

Quase 23 mil famílias em três regiões foram afetadas pela tempestade, informou terça-feira a agência nacional de desastres das Filipinas, de acordo com a Agência de Notícias Filipina.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tufão Krathon deixa dois mortos no sul de Taiwan no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo