Voz de cantora do Rio de Janeiro vai guiar eleitores com deficiência visual durante a votação pelo Brasil
Uma cantora do Rio de Janeiro será a voz oficial das urnas eletrônicas neste ano. Sara Bentes é natural de Volta Redonda, no sul do estado, e teve a fala sintetizada para auxiliar pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. Como o voto é secreto, o eleitor precisa utilizar um fone de ouvido, que será fornecido no momento.
Atendendo a uma recomendação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), a Justiça Eleitoral adotou a nova voz, que dará instruções básicas para iniciar o processo de votação, informará o cargo que está em disputa em cada etapa, os números digitados e o nome da candidatura escolhida.
Leia Mais
PF usará 95 drones nas eleições de domingo
TSE distribui cartazes em idiomas indígenas a zonas eleitorais para promover inclusão
Eleitores de BH vão votar primeiro em mudança de bandeira ou em prefeito? Saiba a ordem
O processo de integração do novo recurso foi realizado por meio do RHVoice, um software livre, criado por programadores com deficiência visual, que converte o texto em fala e funciona como um “banco de vozes” público. Na versão brasileira do recurso, é usada a voz sintetizada “Letícia”, que pertence à cantora Sara Bentes.
O que muda:
Anteriormente, era utilizada uma voz com tom robotizado para auxiliar pessoas com deficiência visual, o que gerava dificuldades de compreensão, especialmente na pronúncia de nomes de candidatos.
O Tribunal Superior Eleitoral reformulou completamente a tecnologia do sintetizador, instalado nos dispositivos em 2020. A atualização visa oferecer uma voz mais natural e clara, facilitando a comunicação das instruções iniciais da votação, além de anunciar de forma mais precisa os cargos e números dos candidatos.
Quem é Sara Bentes?
A artista, que nasceu com deficiência visual, é natural de Volta Redonda, no sul do Rio de Janeiro. Sara Bentes é atriz, cantora e compositora. Premiada internacionalmente na música, fez shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia, Turquia, Tailândia e Argentina. Também é escritora e tem 5 livros publicados.
Eleitores com deficiência aptos a votar
Neste ano, mais de 1,45 milhão de eleitoras e eleitores com deficiência (1.451.846) poderão votar nas eleições municipais. Esse é o maior número registrado nos últimos anos.
A quantidade representa um aumento de aproximadamente 25%, se comparada com 2020, quando 1,15 milhão de pessoas com deficiência estiveram aptas a votar.
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 418.220 são eleitores com deficiências auditiva e visual, bem como alegam ter dificuldades para o exercício do voto. Eles representam 26,01% do eleitorado brasileiro com deficiência.
Quase 1,5 milhão de eleitores com deficiência poderão votar em outubro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Voz de cantora do Rio de Janeiro vai guiar eleitores com deficiência visual durante a votação pelo Brasil no site CNN Brasil.