Western Digital e SanDisk se dividem para dar conta de HDDs e SSDs
A Western Digital anunciou nesta segunda-feira (1) a cisão de seus negócios para concentrar sua operação na fabricação e venda de HDDs. Com o movimento, a companhia deixa SSDs e memórias baseadas em armazenamento flash exclusivamente nas mãos da SanDisk.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Western Digital planeja lançar HDD de 28 TB em 2025 O que é NAS (Network-Attached Storage)? O que é SCSI? | Small Computer System Interface
A separação ocorre de maneira extremamente silenciosa. Em vez de comunicar a imprensa sobre a divisão, a WD apenas reestruturou seus sites, com discos rígidos aparecendo apenas em seu próprio site; enquanto SSDs, pendrives, cartões de memória e outros foram levados ao site da SanDisk.
Os termos de garantia e suporte também foram atualizados e agora a Western Digital ficará responsável apenas por resolver problemas relacionados a HDDs. Por sua vez, a SanDisk oferecerá suporte aos clientes de produtos de armazenamento baseados em 3D NAND.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nova estrutura dentro da Western Digital
A cisão das operações da Western Digital e da SanDisk reflete um novo momento da estrutura interna da companhia. O antigo CEO do grupo, David Goeckeler, agora será responsável por comandar a divisão focada em SSDs e demais dispositivos de armazenamento. Já a divisão de discos rígidos será liderada pelo vice-presidente de operações globais do grupo, Irving Tan.
Com cisão dos negócios da Western Digital, SanDisk ficará responsável por SSDs e dispositivos de armazenamento baseados em 3D NAND (Foto: Jones Oliveira/Canaltech)
Segundo as companhias, a mudança no organograma deve ser concluída ainda neste segundo semestre de 2024 — muito provavelmente já nas próximas semanas. Tamanha agilidade evidencia que esse novo momento já vinha sendo debatido e planejado internamente há bastante tempo.
Dividir para conquistar
Com essa separação, a Western Digital espera retomar fôlego num mercado que tem se mostrado extremamente desafiador nos últimos anos. Desde a pandemia da covid-19, empresas especialistas em dispositivos de armazenamento viram seus custos aumentarem e receita e lucro diminuírem como efeito colateral da escassez de componentes.
Com divisão das operações, Western Digital focará seus esforços no segmento de discos rígidos (Foto: Jones Oliveira/Canaltech)
A solução para tanta instabilidade tem sido aumentar o preço de SSDs, memórias RAM e demais dispositivos de armazenamento na tentativa de recuperar o “dinheiro perdido”. O problema é que isso tem desagradado e contribuído para o surgimento de produtos como o PS5 Pro, com preço exorbitante e que desafia a compreensão dos consumidores.
Com a divisão dos negócios, a WD espera conseguir direcionar seus esforços de maneira mais efetiva, otimizando o gerenciamento de uma carteira tão grande de produtos e aprimorando seu foco operacional com duas empresas independentes e mais ágeis para responder às demandas do mercado.
Leia a matéria no Canaltech.