Tecnologia

App do Bradesco avisa clientes sobre ligações falsas; veja como funciona

O aplicativo do Bradesco oferece um mecanismo para notificar seus clientes sobre tentativas de golpes envolvendo ligações falsas. A seguir, veja como funciona o recurso e confira dicas para se proteger de fraudes com chamadas telefônicas. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Golpe da portabilidade | Saiba como se proteger de verdade Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los

Como funciona a proteção do Bradesco

O aviso de segurança está disponível no aplicativo do banco e informa ao usuário que os funcionários do banco e da inteligência artificial BIA “não ligam para pedir que você acesse o app ou passe informações da sua conta”.

Outras dicas são compartilhadas para identificar a ação de um golpista, ao listar três ações comuns como afirmar ter uma transação indevida ou exigir uma transferência ou pagamento.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Notificação com aviso de golpes é emitida ao abrir app do Bradesco durante chamada (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Segundo a instituição financeira ao Canaltech, a notificação é acionada quando o usuário atende uma ligação e abre o app. Contudo, em testes realizados pela reportagem, o alerta não impediu a chamada.

“O alerta é enviado antes do cliente efetuar o login no app do banco e também aparece na tela caso o aplicativo já esteja aberto quando o cliente atender a uma chamada”, explica o banco em nota.

Na notificação, o usuário pode escolher duas opções:

Sinalizar que está falando com um contato conhecido pelo botão “Confio na ligação e quero continuar”; Encerrar a ligação em “Sair”.

Depois disso, a pessoa pode manter a chamada ou desligá-la.

É preciso ativar a notificação de ligação falsa?

Não. O recurso fica disponível ao instalar o aplicativo, mesmo para quem não fez o primeiro acesso à conta. 

Quais bancos oferecem o recurso?

Além do Bradesco, a notificação de ligação falsa está disponível nos apps do Itaú e Nubank

Como se proteger de ligações falsas

Pelo uso de números de telefone aleatórios, não há exatamente uma forma de evitar as ligações, exceto quando há o veto a chamadas de qualquer número desconhecido ou identificados como spam.

Também é importante tomar as seguintes providências:

Desconfie de ofertas “boas demais para ser verdade” ou pedidos com sensação de urgência; Não compartilhe senhas e demais informações de acesso à conta ou cartão; Evite instalar programas suspeitos e desconhecidos no computador, celular ou tablet; Entre em contato com o seu banco por canais oficiais para confirmar informações recebidas em ligações, mensagens e afins; Antes de iniciar uma ligação, confirme o número de telefone em canais oficiais;

Caso atenda uma ligação suspeita, evite compartilhar dados pessoais, mesmo que o suposto atendente tenha alguma informação sua, como nome completo, CPF, e afins. 

Leia mais matérias do Canaltech:

O campo magnético da Terra está prestes a ser revertido? O que significa “fan” no ar-condicionado? Novo celular da iQOO terá chip Snapdragon poderoso e bateria gigante

VÍDEO: CUIDADO com os 6 principais GOLPES envolvendo PIX, saiba como se PROTEGER

 

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo