Tecnologia

Conheça o lugar da Terra que mais se parece com a Lua

A Agência Espacial Europeia (ESA) “trouxe” a Lua para a Terra. Pareceu inusitado? Pois saiba que, na verdade, a ESA recriou as condições do nosso satélite natural para treinar astronautas como Thomas Pesquet e Matthias Maurer, que já estão usando o local enquanto vestem trajes espaciais e até contam com o apoio de um cão robótico. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 5 fatos sobre a Lua que vão te surpreender

Chamada LUNA, a instalação fica no Centro Europeu de Astronautas perto de Colônia, na Alemanha. Ali, estão 900 toneladas de rochas vulcânicas parecidas com aquelas encontradas em nosso satélite natural, mas que foram coletadas na montanha Siebengebirge. 

O material foi moído e peneirado até ficar com a textura mais parecida o possível com aquela do regolito lunar. Depois, a “poeira lunar” restante foi dispersa por uma superfície um pouco maior que uma quadra de basquete. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para recriar a gravidade lunar, a ESA vai usar carrinhos móveis instalados no teto, que acompanham o movimento de um astronauta enquanto este fica suspenso. E, segundo o astronauta da ESA Alexander Gerst, a ideia é que o local ofereça a maioria das características que os futuros tripulantes vão encontrar quando estiverem em missões no nosso satélite natural. 

 

“É a superfície [lunar], é a poeira lunar, as rochas, a iluminação”, descreveu ele. “Vamos trabalhar em trajes espaciais que limitam nosso movimento, que limitam nossa visão”, acrescentou. 

A inauguração da LUNA aconteceu alguns anos depois do esperado. Agora que está pronto para uso, o local deve ajudar a ESA a se preparar para as futuras missões lunares dos seus astronautas. 

Por enquanto, a agência espacial negociou três assentos para astronautas europeus ocuparem nas missões no programa Artemis, da NASA. Além disso, a ESA é responsável pelo desenvolvimento do módulo de serviços da cápsula Orion, a espaçonave que vai levar novas pessoas ao nosso satélite natural nos próximos anos. 

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo