Noticias

“Pan-pan” e May-day”: veja como pilotos relatam perigo semelhantes ao avião de Lula

Nesta semana, o piloto do avião que trazia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de uma viagem ao México, nesta terça-feira (1º), declarou urgência logo após a decolagem.

Na gravação, em inglês, o piloto chama a central de controle e identifica o avião usando códigos. “Bravo, Romeo, Sierra zero um”, diz. É o significado de BRS01. Logo depois, pede para fazer uma curva à direita e declara: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

O termos chamaram atenção para as formas de comunicação adotadas por pilotos e torre de comando, durante ocorrências no espaço aéreo.

Sinais e palavras de socorro na aviação

A comunicação é fundamental para garantir a segurança de todos a bordo. Pilotos e tripulantes utilizam um conjunto específico de procedimentos e palavras-chave para reportar emergências, desde um simples problema técnico até situações mais graves que colocam em risco a vida de todos.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) adota sete principais procedimentos e sinais utilizados em aeronaves para garantir que qualquer incidente seja rapidamente identificado e atendido. Ao compreender esses códigos e sinais, é possível entender o que acontece durante um voo.

Três sinais de emergência falados são utilizados por aeronaves. São eles:

Sinal de Socorro “MAYDAY”: O termo que se pronuncia MEIDE, é utilizado para indicar que uma aeronave em movimento está em perigo iminente e solicita auxílio imediato. Este sinal tem prioridade sobre todas as outras comunicações.
Sinal de Urgência “PAN-PAN”: Termo é utilizado quando a segurança de uma aeronave em movimento estiver em perigo. O sinal de urgência PAN-PAN deve ser utilizado quando existir uma situação insegura que possa eventualmente envolver a necessidade de auxílio; e tem prioridade sobre todas as outras comunicações, menos sobre o tráfego de socorro.
Sinal de Segurança “SECURITY”: Utilizado para mensagens relativas à segurança da navegação, ou para transmitir algum aviso meteorológico importante. Qualquer mensagem iniciada por um destes sinais tem precedência sobre as mensagens de rotina. Normalmente o sinal é repetido três vezes no início da mensagem.

Leia Mais

Operação mira médicos que fraudavam plantões e lucraram R$ 3 milhões

Vídeo: policial armado fecha check-in e exige voo no aeroporto de Fortaleza

Servidores são denunciados por superfaturamento em compra de material escolar

Outros métodos de pedido de socorro

Numa situação de perigo, o piloto de uma aeronave deve declarar a sua situação de perigo, utilizando o sinal MAYDAY. Entretanto, outros sinais indicam que uma aeronave está em perigo eminente.

Normalmente a aeronave informará o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que deverá informar ao ARCC, que representa uma área de espaço aéreo que envolve um ou mais aeródromos próximos.

No regulamento dos pilotos, existe uma recomendação para utilização da frequência de 121,5 MHz. Se não for recebida resposta na frequência em rota, os pilotos são indicados a transmitir às cegas e colocar o transponder em 7700 para sinalizar o pedido de socorro.

Os ELT (Transmissor Localizador de Emergência) é um equipamento que emite sinais de emergência em caso de acidente. O PLB (Personal Locator Beacon, ou Baliza Localizadora Pessoal) equipamento de rádio para uso pessoal que transmite sinais de emergência nas frequências internacionais, são meios de enviar sinais de emergência.

O ELT e PLB são como ‘botões de pânico’ para aviões. Quando um avião está em perigo, esses equipamentos mandam um sinal para os satélites, avisando que precisa de ajuda. Funcionam como um pedido de socorro bem alto para encontrarem a aeronave e vão rápido ajudar. Esses sinais podem ser ligados sozinhos, quando acontece um acidente, ou pelo piloto, se precisar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Pan-pan” e May-day”: veja como pilotos relatam perigo semelhantes ao avião de Lula no site CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo