Tecnologia

Polícia apreende quase meia tonelada de itens falsificados no Rio de Janeiro

Quase meia tonelada de produtos falsificados foi apreendida na região da Saara, centro do Rio de Janeiro. Os itens incluem eletrônicos que imitam marcas famosas como a Apple, Sony e JBL.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Anúncio falso distribui malware disfarçado como Google Authenticator

A operação foi feita pela Polícia Civil (PC), em parceria com órgãos estaduais do Rio de Janeiro. Os produtos foram encontrados em um local na Rua da Alfândega, que fica na região central da capital fluminense.

O estabelecimento foi fechado e interditado pelo Procon, e os responsáveis encaminhados para prestar esclarecimentos. Os produtos foram apreendidos pela PC.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De acordo com fala ao G1 do presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a compra de produtos falsificados pode representar perigos para os consumidores. Ele apontou que o perigo está especialmente nos componentes mais voláteis dos itens, como a bateria.

O mau funcionamento dessas peças pode levar a consequências mais graves, como incêndios, choques elétricos e outros efeitos nocivos à integridade física de quem usa os produtos falsificados.

Itens falsificados não trazem mesmos níveis de tecnologia

Em entrevista ao Canaltech, o diretor presidente da Harman no Brasil, Rodrigo Kniest, apontou que é comum a entrega de caixas de som falsas com a marca da JBL à assistência técnica oficial da empresa. Isso evidencia como as opções piratas se aproximam visualmente do original e por vezes conseguem enganar o cliente, ao não manter os mesmos níveis de qualidade.

“Alguém pode se iludir ao pensar que a pirataria é algo ‘natural’, para atender a um segmento de produtos mais baratos. Mas não o caso, já que o falsificado não passa pelos mesmos testes de segurança e qualidade do original”

Kniest ainda indicou que um percentual do custo dos produtos originais vem da própria tecnologia utilizada. Como os piratas não trazem essas inovações, não há como competir em preço.

Por isso, é preciso sempre ficar atento a anúncios ou produtos em loja com preços muito mais baixos que o visto normalmente no mercado. A recomendação é fazer sempre uma pesquisa na internet para verificar o preço do mesmo item em diferentes lojas, e perceber se há variações relevantes.

Outros indícios da venda de possíveis produtos piratas incluem:

Anúncios com erros de grafia e/ou gramática Textos que parecem ter sido traduzidos automaticamente sem qualquer revisão Fotos inconsistentes em anúncios online, possivelmente mostrando dois produtos diferentes na mesma página Para compras presenciais, falhas ou acabamento incompleto nas embalagens do produto Erros na impressão da caixa, assim como erros de português

Caso um produto falsificado seja identificado, é possível realizar uma denúncia para a Receita Federal ou Procon de sua região, ou mesmo procurar autoridades como a polícia ou o Poder Judiciário. 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo